Fale com o CPQD
CPQD apresenta tecnologias e aplicações em evento sobre 5G em Manaus
23 de setembro de 2022

CPQD apresenta tecnologias e aplicações em evento sobre 5G em Manaus.

Presidente participou de painel no Seminário 5G.BR sobre impactos dessa tecnologia na educação; na exposição, CPQD mostrou aplicação do 5G na área de mobilidade elétrica.

Os benefícios da conectividade e, em especial, da nova tecnologia 5G são o foco de uma série de seminários que o Ministério das Comunicações vem realizando em várias capitais do país. E o CPQD teve participação importante na edição Manaus do Seminário 5G.BR, realizada na quinta-feira, 22/09, na capital amazonense, em que apresentou algumas de suas tecnologias e competências.

O presidente Sebastião Sahão Júnior foi um dos convidados do primeiro painel do evento, que abordou o tema Os impactos do 5G na Educação. Moderado por André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, o painel também contou com a participação do ministro da Educação Victor Godoy Veiga, que falou sobre as oportunidades de melhoria na qualidade do ensino que a conectividade 5G deverá trazer para a região da Amazônia – e para todo o país.

Já o presidente do CPQD lembrou que a pandemia de Covid-19 acelerou o processo de digitalização em diversos setores – entre eles, a educação – e contribuiu para agilizar o leilão e a implantação do 5G no Brasil. “O 5G pode contribuir fortemente para o acesso a conteúdos educacionais por regiões mais carentes e defasadas, uniformizando a educação no país, desde o ensino básico até o avançado”, afirmou. O presidente ressaltou também a importância da inovação aberta e do ecossistema de empreendedorismo do país para o desenvolvimento de aplicações adequadas às necessidades da realidade brasileira.

Como exemplo, Sebastião mencionou o piloto de uma plataforma de energia sustentável, desenvolvida pelo CPQD e implantada na comunidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, na selva amazônica. “Para levar conectividade para escolas em comunidades mais afastadas, que muitas vezes não têm energia elétrica, é preciso prover também esse recurso. Essa é uma contribuição para a universalização da infraestrutura e da conectividade no país, que o CPQD está desenvolvendo com startups, em um ambiente colaborativo e dentro de políticas públicas”, enfatizou.

Na exposição paralela ao Seminário 5G.BR, o CPQD, a Padtec e a Trópico compartilharam um estande em que apresentaram soluções tecnológicas completas para redes 5G e uma aplicação na área de mobilidade elétrica – um dos segmentos beneficiados pelos recursos da nova geração de comunicações móveis.

As empresas Padtec e Trópico levaram para a mostra um conjunto de equipamentos voltados à infraestrutura das redes 5G. Isso inclui desde unidades de acesso rádio, responsáveis pela comunicação com os dispositivos móveis, até soluções de comunicações ópticas, como transponders de alta capacidade, amplificadores ópticos e componentes passivos, que podem ser usados tanto no backbone como em redes de acesso e agregação. Inclui também soluções de core de rede e de integração de software.

A Trópico apresentou também sua solução de conectividade 4G LTE na frequência de 250 MHz, desenvolvida em parceria com o CPQD com recursos da FINEP, que vem sendo utilizada em áreas rurais e remotas do país, por empresas de setores como agronegócio, energia elétrica, ferroviário e mineração, entre outros.

Já o foco do CPQD foi uma aplicação que irá se beneficiar da maior velocidade, segurança e da alta disponibilidade das novas redes 5G. Um veículo elétrico foi colocado no estande para mostrar o potencial do aplicativo E-Recarga, desenvolvido pela organização, que facilita a busca e agendamento de horário para a recarga da bateria em eletropostos mais próximos. O aplicativo funciona integrado a uma plataforma de mobilidade elétrica, que gerencia a infraestrutura de eletropostos e sua disponibilidade, permitindo fazer a reserva, e ainda viabiliza o processo de cobrança pelo uso de energia. Tudo isso requer um sistema integrado e massivo de sensores que necessitam de conectividade e, certamente, serão beneficiados com os recursos do 5G.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 46 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras