CPQD assina Projeto INSPIRE e inaugura hub TECHOÁ, com a presença da Ministra Luciana Santos
Realizado nas instalações do CPQD, evento contou também com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) e da Finep, entre outras autoridades
O CPQD reuniu em suas instalações em Campinas, no dia 30 de setembro, autoridades e representantes do ecossistema de inovação brasileiro em dois eventos importantes: assinatura do convênio para o desenvolvimento do projeto INSPIRE – Inteligência Artificial no Serviço Público com Inovação, Responsabilidade e Ética, e a inauguração do Hub TECHOÁ.
A cerimônia contou com as presenças da Ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); de Rogério Mascarenhas, Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Prefeito de Campinas Dário Saadi e de Rodrigo Carvalho, representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), entre outras autoridades. Os convidados foram recebidos pelo presidente Sebastião Sahão Junior e pela liderança do CPQD.
A transformação do serviço público por meio da aplicação de IA de forma ética, segura e robusta é o objetivo principal do Projeto INSPIRE. A assinatura envolveu o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o MCTI e a Finep – cujo presidente, Luiz Antonio Elias, participou virtualmente da cerimônia.
“O INSPIRE foi criado dentro do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e vai trazer para Campinas competência e infraestrutura em IA que não ficam nada a dever para outros países do mundo”, ressaltou o presidente Sebastião Sahão Junior.
O presidente da Finep destacou o papel relevante desempenhado pelo CPQD, há muitos anos, dentro do sistema nacional de tecnologia. “O INSPIRE é uma encomenda de R$ 390 milhões, em quatro anos, que tem o objetivo de melhorar a oferta de serviços públicos, por meio da aplicação de IA. A Finep tem orgulho em apoiar projetos de ciência, tecnologia e inovação que irão permitir oferecer serviços públicos mais ágeis, seguros e personalizados”, enfatizou Luiz Antonio Elias.
“É um projeto de soberania do país, alinhado a uma decisão política que inclui o investimento de recursos não reembolsáveis, como os do PBIA, para serviços públicos mais eficientes e acessíveis para a população”, concluiu a ministra Luciana Santos.
TECHOÁ
No evento com foco no novo hub TECHOÁ, os presentes tiveram a oportunidade de assistir ao descerramento da placa de inauguração, pela Ministra Luciana Santos, o Prefeito Municipal de Campinas, Dário Saadi, o presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, e o fundador da Inventta, Bruno Moreira.
Ao saudar os convidados, o presidente da organização lembrou o propósito para o qual o CPQD foi criado, há quase 50 anos: contribuir para o progresso do país e o bem-estar da sociedade. “Em função desse propósito, temos o dever de garantir a soberania em tecnologia da informação e comunicação do nosso país”, enfatizou Sebastião.
Já a ministra falou sobre a importância do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação para a transformação digital do país e a promoção da sustentabilidade, ressaltando que o Brasil possui parques tecnológicos robustos. Entre eles destacou o CPQD, lembrando o Prêmio Finep de Inovação 2025 – Região Sudeste recebido recentemente pelo Hub TECHOÁ, iniciativa construída em parceria com a Inventta com foco no uso da tecnologia para negócios mais sustentáveis.
O evento ainda contou com uma apresentação institucional e visita ao hub, bem como um bate papo sobre como hubs de inovação podem acelerar a agenda 2030 e impulsionar negócios alinhados aos ODS, com o Presidente da Rede Brasil do Pacto Global, Guilherme Xavier.