CPQD convida startups para matchmaking com apresentação de suas tecnologias

As parcerias com startups são uma das estratégias de inovação aberta adotadas pelo CPQD para acelerar a introdução de tecnologias disruptivas em diversos setores da economia – e da sociedade em geral. E buscar novos parceiros entre as startups é, justamente, o objetivo do Match Connect CPQD, que será realizado nos dias 22 e 23 de julho.

“Desenvolvemos no CPQD diversas tecnologias inovadoras que resolvem uma série de desafios de negócio, em vários segmentos”, afirma Fábio Niizu, que atua na área de Inovação Aberta da organização. “A ideia é transferir para startups algumas dessas tecnologias para que possam chegar mais rapidamente ao mercado, inclusive em segmentos em que não atuamos”, explica Niizu.

Na primeira edição do Match Connect CPQD, as startups terão a oportunidade de conhecer duas tecnologias inovadoras desenvolvidas originalmente com foco em cidades inteligentes – mas que podem ser exploradas em várias aplicações diferentes.

Uma delas é a plataforma de processamento de borda que permite rodar aplicações com Inteligência Artificial embarcada em dispositivos IoT, como câmeras de videomonitoramento – que passam a realizar o tratamento das imagens capturadas sem necessidade de passar pela nuvem. A plataforma é constituída de uma placa System on Module (SoM) equipada com o processador Qualcomm® Snapdragon™ 820E, de alto poder de processamento e baixo consumo de energia – o que a torna indicada para aplicações que necessitam de edge computing.

A outra tecnologia é uma solução de processamento de dados desenvolvida com a plataforma aberta dojot para o projeto Safe City, que está sendo implantado na cidade de Campinas (SP). A solução permite armazenar e integrar dados de sensores, dispositivos IoT e sistemas a aplicações de cidades inteligentes, em áreas como segurança pública, defesa civil, monitoramento e controle do trânsito, entre outras.

A iniciativa Match Connect CPQD conta com o apoio da Wylinka, organização voltada à promoção da inovação tecnológica no Brasil e em outros países sul-americanos, e com a parceria do Caos Focado, venture builder que cria startups a partir de alta tecnologia e ciência. Os interessados em participar desse encontro devem fazer sua inscrição pelo link http://materiais.cpqd.com.br/inscricao_match_connect