Fale com o CPQD
22 de julho de 2025

CPQD e Destinos Inteligentes usam IA Generativa para aperfeiçoar sistema de recomendações para turistas

Projeto desenvolvido com apoio da Embrapii e do Sebrae permitirá oferecer respostas mais assertivas e alinhadas ao perfil de cada público

Rosa Sposito/Pimenta comunicação

Para quem é turista, ter dicas certeiras sobre o local visitado é um fator essencial para tornar a viagem mais proveitosa, agradável, divertida e até mesmo inesquecível. Com esse objetivo, a startup Destinos Inteligentes está incorporando recursos de IA Generativa, desenvolvidos em parceria com o CPQD – e o apoio da Embrapii e do Sebrae -, ao sistema de recomendações disponível em sua plataforma, que reúne uma grande quantidade de informações turísticas sobre mais de cem cidades de vários estados do país.

Em operação desde 2022, a plataforma da Destinos Inteligentes utiliza dados oficiais das prefeituras das cidades com as quais mantém parceria. “Temos uma equipe de curadoria que trabalha e consolida as informações recebidas visando oferecer aos turistas recomendações confiáveis sobre restaurantes, hotéis, eventos, comércio, serviços e rotas temáticas, entre outros atrativos na cidade”, afirma Edimar Martins, diretor da Destinos Inteligentes. “As informações estão disponíveis em dez idiomas e podem ser acessadas pelo site ou aplicativo móvel”, acrescenta.

A plataforma é também uma ferramenta de gestão que gera estatísticas e outros dados importantes para os responsáveis pelo planejamento de turismo do município. “Com a IA Generativa, a intenção é melhorar a qualidade dos dados fornecidos aos gestores e, principalmente, o grau de assertividade das recomendações apresentadas aos turistas, que poderão ser alinhadas ao perfil específico de cada segmento de público”, ressalta Martins.

Para isso, no decorrer do projeto desenvolvido com a startup, a equipe da área de Inteligência Artificial do CPQD experimentou diferentes modelos de linguagem de grande  escala (Large Language Model, ou LLM) e testou diversos algoritmos de busca aplicados à base de dados da Destinos Inteligentes. “O papel da IA Generativa nessa aplicação é entender o desejo principal do usuário e buscar na base de dados as informações mais relevantes que atendem a esse desejo”, explica Marcio Duran Aregall, gestor desse projeto no CPQD.

Encerrado em janeiro deste ano, o projeto gerou os modelos de IA que, atualmente, estão em fase de treinamento e implantação na plataforma da Destinos Inteligentes. Edimar Martins afirma que os novos recursos de IA Generativa estarão disponíveis no site e no app da empresa a partir deste segundo semestre. “Informações como idade, gênero, estado civil e preferências musicais e esportivas do turista, por exemplo, serão usadas pela IA para segmentar os diversos tipos de público e apresentar recomendações de passeios e atividades de acordo com seu perfil”, explica. “Para o gestor dessa área, a IA poderá dar dicas valiosas para o planejamento do turismo na cidade, a partir de informações como locais mais visitados, produtos consumidos ou atrações de sucesso”, conclui.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras