Fale com o CPQD
22 de fevereiro de 2021

CPQD e Nokia anunciam parceria para desenvolver casos de uso inovadores em 5G

O CPQD e a Nokia estão anunciando uma parceria que tem como objetivo o desenvolvimento de casos de uso inovadores em 5G, por meio de aplicativos e soluções de Open RAN para controle inteligente de redes de acesso. Entre os casos de uso previstos no escopo da parceria destacam-se cidades inteligentes, Internet das Coisas para indústria 4.0 e redes de missão crítica e acesso fixo sem fio (Fixed Wireless Access) customizados para o mercado brasileiro – e em colaboração com as operadoras móveis clientes da Nokia no país.

A intenção é criar casos de uso inovadores para a borda da rede, viabilizados pela solução otimizada e aberta AirFrame, da Nokia, para o servidor de borda, de modo que o CPQD possa explorar o potencial da tecnologia 5G em oferecer um desempenho de rede superior, com segurança, menor consumo de energia e maior confiabilidade. A parceria também envolve o uso da solução Service Enablement Platform (SEP) da Nokia, que habilita o desenvolvimento dos casos de uso mais perto da rede de acesso (Radio Access Network, ou RAN). É executada no data center e pode compartilhar infraestrutura com cloud RAN ou com outras funções virtualizadas de rede, por usar recursos abertos de API.

O controle inteligente de redes de acesso (RIC, na sigla em inglês) é uma tecnologia virtualizada de otimização em 5G que adiciona à RAN o recurso de programação e torna possível o desenvolvimento de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina, bem como novos serviços. Fornece, também, uma estrutura para implementação de aplicativos provenientes de várias fontes. A plataforma RIC oferece funções e interfaces que aumentam as possibilidades de otimização, automação e permitem implementações de serviço mais rápidas e flexíveis.

“Essa é uma colaboração importante, que ajudará a moldar o futuro das redes 5G no Brasil”, afirma Frederico Nava, diretor de Soluções Tecnológicas e Consultoria do CPQD. “Desejamos manter parceria frutífera e bem-sucedida com a Nokia e estamos ansiosos para apresentar ao mercado uma variedade de casos de uso inovadores que tenham por base o 5G”, acrescenta.

Ari Kynäslahti, chefe de Tecnologia e Estratégia da Nokia Mobile Networks, comenta: “Essa importante parceria irá explorar o potencial para casos de uso 5G inovadores, que terão valor no mundo real no Brasil em uma gama de áreas, como cidades inteligentes e acessos fixo sem fio. Nosso RAN Intelligent Controller terá um papel crítico nessa pesquisa e vai ajudar a explorar e testar casos que colocarão o Brasil na vanguarda da era 5G”.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras