Fale com o CPQD
4 de agosto de 2021

CPQD é o novo membro do consórcio internacional Open Networking Foundation

O CPQD acaba de se juntar à Open Networking Foundation (ONF), um consórcio sem fins lucrativos que reúne operadoras e empresas de vários países que atuam no setor de telecomunicações. O objetivo do consórcio é a construção colaborativa das próximas gerações de redes móveis e banda larga, utilizando recursos de desagregação de rede, softwares de código aberto e tecnologias de nuvem e virtualização.

A associação à ONF está alinhada à estratégia do CPQD de investir no desenvolvimento de tecnologias e soluções open source e, também, de participar de projetos de inovação aberta conduzidos por iniciativas internacionais. “Comunidades globais de inovação aberta têm o papel de facilitar e estimular o desenvolvimento da infraestrutura das redes de nova geração”, afirma Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções sem Fio do CPQD.

Nesse sentido, ele destaca um dos projetos desenvolvidos atualmente no CPQD com foco na tecnologia 5G. Batizado de Plataforma 5G BR, o projeto conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério das Comunicações, e tem como objetivo desenvolver tecnologias que compõem uma rede 5G, com arquitetura aberta, virtualizada e desagregada – alinhada, portanto, à proposta da ONF.

“Uma das principais vantagens dessa arquitetura é acelerar a implantação das novas redes 5G, além de ampliar o leque de fornecedores de soluções para elas, abrindo oportunidades inclusive para a indústria nacional”, explica Lima. O projeto, que começou no início de 2021 e tem duração de 3 anos, inclui o desenvolvimento tanto de componentes do core (núcleo) como da rede de acesso 5G no modelo OpenRAN, bem como de gerência e monitoramento de serviços, gerenciamento da infraestrutura virtualizada, de orquestração, entre outros componentes necessários para o provimento de serviços fim a fim nas redes 5G. Inclui ainda a realização de uma prova de conceito voltada ao mercado de redes privadas e provedores de serviços de internet (ISPs).

Compartilhe
esta notícia:
vlibras