Fale com o CPQD
1 de dezembro de 2020

CPQD ingressa em rede de centros de inovação da União Europeia

O CPQD anunciou em novembro mais uma parceria importante dentro de sua estratégia de cooperação internacional para acelerar a inovação: a adesão à rede ENRICH (European Network of Research and Innovations Centres and Hubs) no Brasil. Iniciativa da União Europeia, o ENRICH no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que promove a cooperação entre o país e a Europa nas áreas de inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo.

Essa conexão entre Brasil e Europa envolve, além da viabilização da cooperação em projetos internacionais de pesquisa e inovação, o apoio e suporte local para que empresas europeias passem a operar no Brasil e, também, para que empresas brasileiras possam se internacionalizar e operar na Europa. “Ao aproximar empresas, instituições e centros de pesquisa do Brasil e da Europa, nosso objetivo é promover um intercâmbio de conhecimento que, por meio da inovação, resulta em melhorias significativas nas vidas das pessoas”, afirma Filipe Cassapo, presidente do ENRICH no Brasil.

Para Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD, a atuação em rede é fundamental para o fomento da cooperação que resulta em avanços tecnológicos. “Nossa adesão à rede de instituições que compõem o ENRICH é mais um passo para alavancar projetos estratégicos que tragam progresso e bem-estar para a nossa sociedade”, comenta Curado.

Com o CPQD, também passaram a integrar o quadro de associados do ENRICH no Brasil o Grupo GAC, consultoria europeia focada em inovação, a GreenWins, startup de origem suíça voltada a projetos na área de economia circular, e a Embaixada da Eslovênia. Além deles, fazem parte dessa iniciativa da União Europeia instituições como a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Brasileiras (ANPEI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Parque Tecnológico de São José dos Campos, Porto Digital, Unicamp e Tecnoparq, todas do Brasil; Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), de Portugal; Fraunhofer Gesellschaft, da Alemanha, e International Association of Science Parks (IASP), da Espanha, entre outras.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras