Fale com o CPQD
30 de outubro de 2020

CPQD integra iniciativa voltada à criação de uma rede internacional de ambientes de testes de novas tecnologias

Com uma palestra sobre os desafios das tecnologias ópticas para suportar as futuras redes no Brasil, o CPQD marcou presença no 2.º workshop da comunidade de pesquisa COSMOS, que aconteceu no dia 14 de outubro. A participação no evento é fruto da parceria, aprovada recentemente, entre o CPQD – em conjunto com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) – e o projeto COSMOS Interconnecting Continents (COSM-IC), uma iniciativa que tem o objetivo de criar uma rede internacional de ambientes de testes (testbeds) para uma ampla gama de tecnologias, que poderão ser avaliadas em escala global.

“O testbed do COSMOS está localizado em Manhattan, nos Estados Unidos, e consiste em nós de rádio definido por software, juntamente com redes front-haul e backhaul de fibra óptica e infraestrutura de computação em nuvem”, explica Rafa Figueiredo, líder da plataforma tecnológica de Comunicações Ópticas do CPQD. “A intenção é desenvolver e implantar uma bancada de teste sem fio avançada, em escala de cidade, para apoiar a experimentação no mundo real de tecnologias e aplicativos sem fio de próxima geração. A arquitetura do COSMOS tem um foco particular em alta largura de banda e comunicação de baixa latência”, acrescenta Rafa, que foi o responsável pela apresentação do CPQD no workshop realizado no dia 14.

Já a iniciativa COSM-IC, que agora conta com a parceria do CPQD, tem o objetivo de integrar ao COSMOS diversos testbeds existentes em vários países do mundo – entre eles, o Brasil, por intermédio da infraestrutura da RNP. “Para o CPQD, a principal vantagem dessa parceria é o acesso a uma infraestrutura para a realização de testes experimentais, em ambiente real, das tecnologias desenvolvidas”, afirma Rafa Figueiredo. “Isso será muito útil não só na área de Comunicações Ópticas, mas para todas as plataformas de conectividade do CPQD e, eventualmente, também para outras plataformas tecnológicas”, conclui.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras