CPQD intensifica desenvolvimento de seus colaboradores

O CPQD vem intensificando o investimento em treinamentos visando a capacitação de seus colaboradores. O objetivo é atender às novas exigências decorrentes das mudanças impostas pelo novo cenário de trabalho a distância e, também, da própria evolução da tecnologia e do mercado.

A área de Educação Corporativa, por exemplo, lançou uma nova trilha de aprendizagem aberta a todos os colaboradores, com foco nas Competências da nova era digital. “Trata-se de uma série de sete webinars destinados a apoiar esse processo de mudança e adaptação ao novo cenário”, afirma Adriana Camargo, da área de Gestão de Pessoas.

Os treinamentos tiveram início em agosto e se estenderão até novembro. Entre os temas abordados, destacam-se Times inteligentes a distância, Trabalhando na era ágil, Mindset criativo e centrado no cliente, Gestão de rotina/tempo e Lifelong learning.

Para a liderança do CPQD, a Educação Corporativa reuniu temas relevantes na série de encontros Como liderar em modo online, que também começou em agosto e termina em novembro. A programação inclui, entre outros temas, Como ser líder em home office, O equilíbrio emocional da equipe de trabalho, Presença digital, Comunicação, Integração das equipes, Condução de reuniões e Humanização do contato.

Além disso, o espaço Virtual de Educação (EaD) vem ganhando novos conteúdos a cada 15 dias, com foco em desenvolvimento de competências organizacionais e estratégicas e, também, em desenvolvimento de competências tecnológicas.

Para atender às necessidades de capacitação técnica decorrentes de novos projetos e das estratégias da organização e, ainda, contribuir para a evolução da carreira dos colaboradores, o CPQD também disponibiliza treinamentos através de plataforma online especializada, que oferece centenas de cursos nas áreas de tecnologia e negócios digitais, e treinamentos presenciais com parceiros especializados.

Segundo Rafael Batistella, Gerente de Competência de Software, 788 treinamentos já foram realizados desde que o CPQD começou a utilizar essa plataforma, há cerca de um ano, num total de 7.810 horas de capacitação. “Nesse período, 161 colaboradores já fizeram pelo menos um treinamento na plataforma”, acrescenta. Entre os cursos mais requisitados, destacam-se os relacionados às áreas de programação, front end e infraestrutura (que inclui o tema DevOps).

Ainda com foco no desenvolvimento de conhecimentos técnicos específicos, foi realizado um treinamento com a participação de 30 colaboradores, envolvendo o centro de competência Conectividade e Energia e Sistemas Embarcados, sobre o assunto SDN – software defined network.

Além de contar com parcerias externas para estas ações de desenvolvimento, o CPQD valoriza a importância de compartilhar conhecimento internamente, por isso também vem investindo na formação de colaboradores como multiplicadores internos. Participaram da primeira formação os líderes de plataformas, equipe da gestão ágil e colaboradores indicados pelos gerentes de competência. Estes multiplicadores já realizaram alguns treinamentos como: UX, Fundamentos Ágeis, Devops e Kanban. Novas turmas para treinamento e para formação de multiplicadores, agora focando a modalidade virtual, estão em planejamento.