Fale com o CPQD
15 de março de 2024

CPQD no Mobile World Congress 2024

Organização conheceu algumas das principais novidades tecnológicas exibidas no evento, que aconteceu em Barcelona, e participou de encontros e de uma mesa redonda

Rosa Sposito/Pimenta comunicação

O CPQD marcou presença no Mobile World Congress 2024, maior evento do ecossistema de conectividade no mundo, que aconteceu entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha. Com o tema “Future First”, a tradicional exposição teve como destaques os 5 anos da tecnologia móvel 5G, sua massificação e as aplicações envolvendo Inteligência Artificial das Coisas (AIoT, na sigla em inglês).

Representado pelo presidente Sebastião Sahão Junior e pelo diretor de Relações Institucionais, Cristian Cunha, o CPQD integrou a delegação brasileira no MWC 2024. Além de conhecer as novidades tecnológicas apresentadas na feira, a organização teve a oportunidade de manter contatos e estreitar relacionamentos com parceiros, empresas, universidades – entre elas, a Universidade de Barcelona – e startups. Com a delegação do Brasil, o CPQD participou de discussões sobre como impulsionar o desenvolvimento e adoção de novas tecnologias para aumentar a competitividade, a conectividade, a segurança e a inclusão digital, bem como o desenvolvimento econômico do país.

A organização participou também do jantar da delegação promovido pela Telebrasil – que contou com a presença do ministro das Comunicações Juscelino Filho, entre outras autoridades, e de representantes de empresas e entidades setoriais brasileiras. No último dia do MWC 2024, o presidente e o diretor do CPQD foram convidados para uma mesa redonda do Programa Ministerial, que abordou o tema Brasil Digital 2024: Desafios para seguir na liderança regional.

Em sua apresentação, o presidente Sebastião Sahão Junior destacou iniciativas do CPQD que vêm contribuindo para acelerar a inclusão digital no país. E mencionou como exemplos o Projeto SemeAr, voltado a pequenos produtores rurais e agricultores familiares, e o projeto destinado a levar conectividade a escolas localizadas em comunidades remotas e sem energia elétrica. “O CPQD quer levar o ecossistema digital tanto para o agronegócio como para a educação. Isso quer dizer levar a conectividade, os aplicativos e também a informação sobre o que essa conectividade pode agregar para o negócio de um pequeno agricultor. Esse é o ecossistema digital que queremos levar também para a área de educação no Brasil”, enfatizou o presidente.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras