CPQD participa de evento sobre o uso de bots e IA nas interações

As tecnologias e soluções na área de interação e colaboração serão o foco da participação do CPQD no seminário Superbots Experience, que acontecerá nos dias 16 a 18 de setembro, em formato totalmente digital. Promovido pelo portal Mobile Time, o evento abordará as principais tendências do mercado de bots e das tecnologias de Inteligência Artificial.

No primeiro dia do seminário, o pesquisador Mário Uliani Neto, que atua na área de Interação e Colaboração, fará uma palestra, às 11h30, sobre o tema Síntese neural de fala personalizada e expressiva para bots: avanços obtidos com a aplicação de IA. “A síntese de fala alcançou avanços significativos nos últimos anos, em termos de qualidade e naturalidade da fala sintetizada, graças à aplicação de técnicas de Inteligência Artificial como redes neurais profundas”, explica Uliani. “Ao mesmo tempo, o uso crescente de bots e assistentes virtuais gerou uma demanda do mercado por vozes personalizadas. Com o uso de técnicas neurais, tornou-se possível construir rapidamente uma nova voz sintetizada de alta qualidade e com estilo e expressividade definidos pelo cliente”, acrescenta o pesquisador.

Na quinta-feira, 17/09, a diretora de Marketing e Vendas Sirlene Aveiro Honório participará do painel Os robôs que ouvem e falam, programado para o horário de 9h às 10h30. A intenção é discutir a adoção crescente de dispositivos domésticos que atuam como assistentes inteligentes e conversam em português com o usuário. Já o CPQD foi convidado para debater nesse painel o uso de voice bots no meio corporativo.

“O uso de voice bots vem crescendo no ambiente doméstico e, no futuro, assistentes inteligentes que conversam com seus usuários serão mais um dispositivo tecnológico comum nos lares, como aconteceu com a chegada dos PCs e notebooks, por exemplo”, afirma Sirlene. “Mas esse recurso já vem sendo utilizado, cada vez mais, no ambiente corporativo como forma de automatizar o atendimento de clientes com uma comunicação personalizada, natural e amigável – a voz. É esse o foco das soluções do CPQD na área de interação e colaboração”, conclui.

Mais informações sobre o Superbots Experience estão disponíveis em https://botsexperience.com.br/