Fale com o CPQD
30 de novembro de 2021

CPQD Portas Abertas: oportunidade para os estudantes terem contato com a inovação

Estudantes de todo o Brasil tiveram a oportunidade de conhecer melhor o CPQD, suas competências e tecnologias, durante os três dias do evento CPQD Portas Abertas, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro, em formato online. O evento é realizado anualmente pelo CPQD, como uma contribuição da organização para as atividades promovidas, em âmbito federal, durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, do MCTI.

“Essa é, também, uma forma de atrair e conquistar talentos para a nossa organização, que se soma a outras iniciativas, como a participação em feiras de estágios, por exemplo”, enfatiza Beatriz Ribeiro Mota, da área de Gestão de Pessoas. “Com o formato online, o CPQD Portas Abertas passa a ser sem fronteiras, uma vez que abre para estudantes de todo o país a oportunidade de conhecer as tecnologias aqui desenvolvidas”, acrescenta.

Marcos Alberto da Costa, também da área de Gestão de Pessoas, destaca que as seis lives programadas para este ano abordaram temas bastante atuais, que foram apresentados por especialistas do CPQD. No primeiro dia do evento, Luiz Pita falou sobre Inteligência Artificial e Robótica e o especialista em compatibilidade eletromagnética Reginaldo Matias abordou o tema Tecnologia em Certificação de Produtos. No dia seguinte, Nadia Adel Nassif apresentou o assunto tecnologia 5G, enquanto Fernando Rocha falou sobre Projetos de Sistemas Embarcados. No último dia, foram tratados os temas Cidades Inteligentes, por Maurício Casotti, e Blockchain: além das criptomoedas, pelo especialista Luciano Augusto Campagnoli.

Quem assistiu aprovou os conteúdos apresentados. “As palestras em geral foram interessantes, principalmente porque apresentaram projetos reais que o CPQD está desenvolvendo”, afirma Gustavo Praciano Barros, que está no 4.º ano do curso de Engenharia da Computação da Unicamp e assistiu a todas as lives do CPQD Portas Abertas.

Natural de Manaus (AM) – de onde assistiu às palestras -, Gustavo faz iniciação científica em Internet das Coisas e se interessou especialmente pelos temas ligados a essa área, como Cidades Inteligentes e Projetos de Sistemas Embarcados. “As outras apresentações também foram interessantes, porque de alguma forma os assuntos acabam se relacionando com IoT. A palestra sobre testes, por exemplo, mostrou a importância da confiabilidade do hardware para garantir que o sistema IoT vai funcionar”, explica.

Para Julia Maria Pereira Moreira, aluna do 5.º ano do curso de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Lavras (MG), as lives do CPQD Portas Abertas foram importantes e bastante úteis, principalmente porque ela está definindo o caminho profissional que vai seguir. “As palestras trouxeram uma visão diferente, com aplicações e soluções desenvolvidas no CPQD para a indústria em várias áreas. Foi uma oportunidade de conhecer aplicações práticas e reais, por exemplo, na área de sistemas embarcados, em que eu trabalhei durante toda a graduação”, ressalta Julia.

Ela assistiu a cinco lives e, assim como Gustavo, foi sorteada para receber brindes do CPQD após o evento – o sorteio foi realizado entre os estudantes que comprovaram ter assistido a pelo menos três palestras, por meio da leitura de QR codes. Depois de conhecer o CPQD e suas competências, Julia colocou a organização no radar do seu futuro profissional. “Como estou no final do curso, tenho pesquisado o mercado de trabalho e acho que o CPQD oferece boas oportunidades na minha área”, conclui.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras