Fale com o CPQD
1 de novembro de 2019

CPQD, Qualcomm e EMBRAPII desenvolvem solução que coloca inteligência em dispositivos IoT

Uma plataforma completa para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas (IoT) com Inteligência Artificial embarcada. Resultado de um projeto desenvolvido pelo CPQD em parceria com a Qualcomm, com o apoio da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), a novidade foi apresentada no Futurecom 2019, que aconteceu em São Paulo, entre 28 e 31 de outubro.

A plataforma é constituída do Reference Design de um System on Module (SoM) equipado  com o processador Qualcomm® Snapdragon™ 820E, de alto poder de processamento e baixo consumo de energia – o que o torna indicado para aplicações que necessitam de edge computing. Além disso, uma placa base é responsável por expor diversas interfaces da SoM – como, por exemplo, USB 3.0, HDMI 2.0, MIPI-CSI (para câmeras), MIPI-DSI (para displays LCD), conectividade Gigabit Ethernet, LTE, Wi-Fi dual band e Bluetooth Low Energy, entre outras. Esse conjunto cria um kit de desenvolvimento destinado a acelerar a prototipação de novos produtos.

“Com essa placa, os dispositivos conectados à Internet das Coisas ganham alto poder de processamento e conectividade, com baixo consumo de energia”,  afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes do CPQD. “Isso permite colocar inteligência nesses dispositivos e habilita a criação de aplicações IoT em diversas áreas, como cidades inteligentes, agronegócio inteligente, manufatura avançada e também em casas conectadas”, acrescenta.

No Futurecom 2019, o Reference Design SoM foi demonstrado no espaço IoT Applications, em uma aplicação de reconhecimento de placas de veículos que utiliza Inteligência Artificial – especificamente, recursos de visão computacional. Para mais detalhes sobre a solução desenvolvida, assista ao vídeo disponível no YouTube.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras