CPQD tem participação ativa em eventos de comunicações ópticas

A área de Comunicações Ópticas do CPQD vem tendo participação ativa em importantes eventos do setor, realizados recentemente – em formato online – com o objetivo de promover a troca de conhecimento e de experiências entre pesquisadores e especialistas de vários países do mundo. Um deles foi a SBFoton International Optics and Photonics Conference 2021, que aconteceu entre 31 de maio e 2 de junho e teve a apresentação de cinco artigos elaborados pela equipe do CPQD – um deles em parceria com a Unicamp.

Organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica, o evento teve uma programação rica, com diversas sessões plenárias, sessões técnicas, tutoriais, reuniões e visitas virtuais a laboratórios de fotônica. Os artigos do CPQD foram apresentados em sessões técnicas por alguns de seus autores: os pesquisadores Rafa Figueiredo, Tiago Sutili, Hélio da Cruz Jr, Sandro Rossi e Luís Gustavo Riveros. Os temas abordados nos trabalhos são:

  • Front-end Specifications Impact on Kramers-Kronig Self-Coherent Systems – de André Souza (Infinera), Hélio da Cruz Jr, Tiago Sutili e Rafa Figueiredo, todos do CPQD
  • Intensity Modulated Optical Systems for Next Generation of Data Center Interconnects – de Tiago Sutili, Sandro Rossi (CPQD), André Souza, Hélio da Cruz Jr e Rafa Figueiredo
  • 32-GBd 16QAM Optical Signals Wavelength Conversion based on Four-Wave Mixing Phenomena in Semiconductor Optical Amplifiers – de Peterson Rocha, Cristiano Gallep, Evandro Conforti (todos da Unicamp), Tiago Sutili, Sandro Rossi e Rafa Figueiredo
  • Optical Grating Coupling on Silicon Photonics based on Metallized Angle-Polished Fibers – de Luis Gustavo Riveros (CPQD/Unicamp), Felipe Lorenzo Della Lucia, Yesica Bustamante, Tiago Sutili, Rafa Figueiredo (todos do CPQD) e Hening Andrade (Unicamp)
  • A Methodology for Performance Prediction of Uncompensated Submarine Optical Systems – de Hélio da Cruz Jr, Tiago Sutili, Rafa Figueiredo e Júlia Sousa Maciel (CPQD)

Além disso, o CPQD produziu um vídeo mostrando seus laboratórios de Sistemas Ópticos, de Fotônica Integrada e de Sensoriamento e Monitoração Óptica, que ficou disponível no tour virtual apresentado no website do evento.

A equipe de Comunicações Ópticas do CPQD teve, ainda, um artigo técnico aceito para apresentação na conferência The Optical Networking and Communication (OFC), o mais importante evento internacional nessa área, que neste ano acontece entre os dias 6 e 11 de junho. Com o título Clock Recovery Performance on Probabilistically-Shaped Transmissions, o trabalho do CPQD investiga algoritmos de processamento digital de sinais (DSP) que habilitam o uso de otimização probabilística para aumento da capacidade das transmissões ópticas. A apresentação será feita na sessão de pôsteres pelo pesquisador Tiago Sutili, representando a equipe de autores do trabalho – além dele, André Souza, José Hélio da Cruz Júnior e Rafa Figueiredo.

Além das sessões técnicas, plenárias e cursos da conferência, a OFC também oferece um espaço virtual para exibição de novidades tecnológicas e, ainda, para a interação entre especialistas da academia e do mercado nessa área de todo o mundo. “O acompanhamento das sessões técnicas nas áreas de transmissão, processamento digital de sinais e fotônica integrada certamente irá ajudar nossa equipe a replicar o conhecimento adquirido para outros colaboradores do CPQD”, afirma Rafa Figueiredo.