CPQD torna-se um dos três primeiros Centros de Operações de Segurança distribuídos da RNP
Acordo de cooperação técnica, assinado em setembro, tem como objetivo proteger o ecossistema de inovação nacional de ataques e ameaças virtuais
O CPQD assinou um acordo de cooperação técnica com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) pelo qual se tornou um Centro de Operações de Segurança (SOC, na sigla em inglês) distribuído dessa organização no país. A assinatura aconteceu durante o Fórum RNP 2025, realizado em setembro em Brasília, e contou com a participação do presidente Sebastião Sahão Júnior e de Lisandro Granville, diretor-geral da RNP.
Instalado em Brasília, o SOC da RNP iniciou suas operações em 2023, com o objetivo de proteger as instituições brasileiras de ameaças virtuais. Sua equipe de especialistas em cibersegurança atua no monitoramento ativo de potenciais ataques e ameaças, realizando atividades de inteligência nessa área em todo o ecossistema de inovação. Com os novos SOCs distribuídos, a intenção é ampliar a capacidade de resposta a incidentes e a proteção dos dados estratégicos de pesquisas.
A expansão das ações do SOC da RNP, por meio de SOCs distribuídos, é uma das metas principais do Programa Conecta, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que tem como foco a ampliação da capacidade de armazenamento científico do país. Até 2026, a expectativa é ter seis SOCs distribuídos no país, visando fortalecer a cibersegurança nacional e criar sinergias com o SOC de Brasília, já em operação – e que passa a atuar como órgão de coordenação.
No Fórum RNP foram anunciados os três primeiros SOCs distribuídos: CPQD, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí.