Fale com o CPQD
30 de novembro de 2022

Cuidar de si é um ato de amor

Campanha de Outubro Rosa e Novembro Azul traz ações de conscientização e prevenção

28/11/2022
Por: Júlia Santos Sahão

“É muito bom ver a importância do cuidado preventivo e todo o carinho que o CPQD e as empresas do Pólis têm com esse assunto tão relevante. O melhor momento, com toda a certeza, foi o da doação de cabelo. Para mim, é muito marcante saber que, com um simples gesto, podemos alegrar a vida de alguém que está passando por uma fase tão difícil”, comenta Daniele De Andrade Silva, da Diretoria de Produtos de Software (DPS). A colaboradora foi uma das doadoras de cabelo no evento presencial, em apoio ao Outubro Rosa e Novembro Azul.

A iniciativa faz parte da campanha “Cuidar de si é um ato de amor”, realizada pelo CPQD em parceria com as empresas do Pólis de Tecnologia – Padtec, Matera, Trópico, Provivi, CI&T. O objetivo foi promover a conscientização, bem como incentivar a criação e manutenção de hábitos saudáveis, não apenas nos meses de outubro e novembro, em que são realizadas ações para prevenção do Câncer de Mama e de Próstata, mas durante todo o ano. 

Em outubro, a campanha contou com a divulgação de e-mails com dicas úteis sobre o cuidado com a saúde, palestra online sobre “Autoconhecimento, autocuidado e autoestima – Um ato de amor” com a psicóloga Cristina Cajuella; e com evento solidário presencial. Neste, além da aula ritmada de abertura, todos puderam pintar as unhas com esmalte rosa, fazer um corte de cabelo para doação dos fios ao CAISM (Unicamp), participar de sorteios, doar produtos de higiene e fazer a compra de itens artesanais do Instituto Amor e Vida, o qual arrecada fundos para auxiliar pessoas com câncer.

Para Daniele, as ações são necessárias para o cuidado com a saúde. “A prevenção não é apenas um gesto de nós para nós mesmos. É com os nossos familiares e com as pessoas que amamos. Propagar a ideia da campanha é fundamental para que mais pessoas sejam alcançadas e possam fazer a prevenção”, ressalta.

Já em novembro, a campanha trouxe palestra online do Dr. Luiz Fernando Sella sobre o tema “Saúde do homem durante as fases da vida”. Ademar Soares Junior, da Diretoria de Marketing e Vendas (DMV) participou da atividade e conta que foi importante ouvir e relembrar sobre os cuidados necessários para manter a saúde em dia e prevenir doenças. “Eventos como este são um alerta quanto à nossa responsabilidade com nosso corpo, limites e cuidados essenciais para uma vida mais longeva, com disposição e qualidade”, afirma.

As campanhas de Outubro Rosa e Novembro Azul acontecem no CPQD desde 2015, com eventos e atividades direcionadas à conscientização e promoção do bem-estar. Além disso, nos exames médicos periódicos, é trabalhado junto aos colaboradores a importância das avaliações ginecológica e prostática preventivas. Com isso, de acordo com o Serviço de Saúde do CPQD, foi constatado que praticamente 100% dos colaboradores realizam este acompanhamento com especialistas nas áreas.

O Serviço de Saúde do CPQD ainda destaca a importância do autoconhecimento e da autopercepção como fatores essenciais para uma atitude preventiva. “A nossa ideia central é que todos realizem esse autocuidado diário e incentivem, apoiem e inspirem outras pessoas a também se cuidarem. A realização de exames preventivos possibilita o eventual diagnóstico precoce e o tratamento mais assertivo se inicia com maior efetividade”, complementa.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras