Fale com o CPQD
6 de abril de 2023

Evento reúne todos os laboratórios do Sisfóton no auditório do Pólis, em Campinas

Organizado pelo CPQD, 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI também contou com a presença de empresas e startups do ecossistema de fotônica do país

Representantes de todos os 11 laboratórios que integram o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) estiveram reunidos – pela primeira vez presencialmente – no 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI, que aconteceu nos dias 16 e 17 de março, no auditório do Pólis de Tecnologia, em Campinas. Organizado pelo CPQD, que atua como Laboratório Integrador do Sisfóton, o evento teve formato híbrido e contou também com a participação de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – responsável por essa iniciativa – e de empresas e startups que fazem parte do ecossistema de fotônica do país.

“Um dos objetivos desses webinários é fortalecer o ecossistema nacional de inovação em fotônica. O encontro presencial reunindo representantes de todos os laboratórios do Sisfóton foi um marco importante nesse sentido, uma vez que reforçou a integração, a coesão, contribuindo para o fortalecimento da marca Sisfóton”, observa João Batista Rosolem, coordenador do Laboratório Integrador CPQD.

Além do CPQD, a rede do Sisfóton-MCTI é integrada por dez laboratórios gerais: EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN ), SENAI Joinville, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Espírito Santo, Unicamp, UNESP Araraquara e USP São Carlos.

Com o objetivo de promover a aproximação desses laboratórios com o mercado, a organização do 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI convidou para o evento também indústrias, startups e empresas usuárias de tecnologia fotônica. “Essa aproximação é fundamental para que as inovações criadas nos laboratórios do Sisfóton cheguem ao mercado e, principalmente, para que as soluções desenvolvidas atendam a necessidades e desafios reais de clientes em várias áreas”, afirma Rosolem.

Os desafios, boas práticas, soluções e alguns casos de sucesso foram apresentados – e discutidos – no 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI, que teve como tema central o Empreendedorismo em Fotônica. Quatro mesas redondas realizadas durante o evento abordaram esse tema em áreas específicas: Saúde, Energia e Indústria, Agronegócio e Telecom.

Cada uma delas reuniu, além de laboratórios do Sisfóton, representantes de startups e empresas com atuação no segmento abordado: HTM, UVCtech e Luxtec, na área de saúde; Integra Laser, Alfa Sense e Ouronova, em energia e indústria; Agrorobótica e Brasil Agritest, em agronegócio, e Furukawa, Padtec e Datacom, na área de telecomunicações. A programação do evento incluiu ainda duas palestras de especialistas convidados – das empresas Inventta e Pitanga – sobre empreendedorismo focado em Deep Techs.

Durante os intervalos de coffee break, as pessoas que participaram presencialmente do webinário tiveram a oportunidade de visitar o showroom em que o CPQD apresentou algumas das tecnologias fotônicas desenvolvidas em seus laboratórios. Entre elas, destacam-se componentes em fotônica integrada para amplificação, transmissão e recepção de sinais ópticos e soluções na área de sensoriamento, como sistemas de detecção de metano, sensores ópticos distribuídos, sistema de alimentação pela fibra (PoF) e receptores acústicos submarinos. A empresa Alfa Sense mostrou a solução Fence Lite, voltada à segurança de perímetros, desenvolvida em parceria com o CPQD. E a área de Inovação e Empreendedorismo da organização apresentou a iniciativa Deep Tech em Fotônica.

Assista ao vídeo sobre o 4.º Webinário do Sisfóton-MCTI acessando o link https://youtu.be/zoWv6jimCkU
Compartilhe
esta notícia:
vlibras