Fale com o CPQD
8 de outubro de 2021

Inauguração do novo complexo encerra comemorações pelos 45 anos do CPQD

A inauguração do Complexo Laboratorial de Conectividade – mais uma inovação do CPQD – fechou com chave de ouro as celebrações pelos 45 anos da organização.

A cerimônia contou com a presença do ministro das Comunicações Fábio Faria e de várias autoridades, clientes, parceiros e colaboradores do CPQD. Sérgio Freitas de Almeida, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), representou o ministro Marcos Pontes no evento e no descerramento da placa do novo complexo laboratorial – que teve também a participação do prefeito de Campinas Dário Saadi.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente Sebastião Sahão Júnior ressaltou o caráter inovador do CPQD, lembrando algumas das tecnologias desenvolvidas ao longo de seus 45 anos, sempre com o propósito de contribuir para o progresso do país e o bem-estar da sociedade brasileira.

Antônio Carlos Valente, presidente do Conselho Curador do CPQD, destacou as contribuições importantes da organização para o setor de telecomunicações – em áreas como comunicações ópticas, centrais telefônicas, comunicações sem fio e TV digital, entre outras – e, ainda, seu papel relevante na formação de profissionais especializados. “Além de desenvolver tecnologias, o CPQD prepara pessoas e as transforma em profissionais qualificados sem os quais nada disso seria possível”, afirmou Valente.

Já o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, lembrou que o CPQD é um parceiro histórico do Ministério – por meio da Finep e da EMBRAPII, que são vinculadas à pasta. Segundo ele, o 5G vai gerar uma janela de oportunidades no país e são necessários laboratórios para testar soluções tecnológicas e todo o ambiente de operação da nova tecnologia. “Os novos laboratórios são uma iniciativa efetiva de antecipação do futuro, que passa um pouco por aqui”, disse. “Esta é uma ação concreta da integração de iniciativas e o quanto a ciência, a tecnologia e a inovação podem contribuir para a expansão da conectividade no Brasil”, enfatizou Alvim.

O ministro das Comunicações Fábio Faria também destacou a forte parceria mantida com o CPQD, por intermédio do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações). “É um orgulho ver tudo o que o CPQD vem fazendo; temos que aumentar nossa parceria com o CPQD”, afirmou o ministro. Ele também falou sobre a introdução da tecnologia 5G no país, a partir do leilão marcado para 4 de novembro, e defendeu o uso de soluções baseadas em OpenRAN. “Essa solução será muito importante e a parceria com o CPQD pode contribuir para sua implantação no Brasil”, acrescentou.

Durante o evento, os colaboradores que atuam nos laboratórios do novo complexo foram homenageados. Esse reconhecimento faz parte da essência do CPQD, uma organização que valoriza seus colaboradores e colaboradoras por suas entregas notáveis e pela dedicação e excelência com que superam os desafios e constroem o futuro todos os dias.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras