Fale com o CPQD
Invenções criadas no Programa RDS Defesa são premiadas pelo Exército Brasileiro
8 de setembro de 2022

Invenções criadas no Programa RDS Defesa são premiadas pelo Exército Brasileiro.

Prêmio de Inovação da AGITEC contemplou duas invenções criadas pela equipe do Centro Tecnológico do Exército em parceria com o CPQD.

Por: Rosa Sposito (Pimenta Comunicação)

A Agência de Gestão e Inovação Tecnológica (AGITEC), do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, realizou, no início de agosto, a solenidade de entrega do seu Prêmio de Inovação – o PremIA 2021. A premiação aconteceu nas instalações do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, e contemplou inovações desenvolvidas pelo CPQD em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), dentro do programa Rádio Definido por Software de Defesa (RDS Defesa).

O objetivo do Prêmio de Inovação da AGITEC é valorizar e premiar militares e civis que desenvolveram iniciativas de inovação, não apenas em termos de novas tecnologias ou produtos, mas abrangendo também novas medidas, métodos, técnicas e modernização de produtos, processos e/ou estrutura organizacional que venham a otimizar o uso dos recursos e melhorar a eficiência das atividades das Organizações Militares (OM) do Exército Brasileiro. Na edição 2021, o PremIA abrangeu todas as OMs do Exército.

Duas inovações criadas com a participação de colaboradores do CPQD – e do CTEx -, ao longo do Programa RDS Defesa, ficaram com o 1.º e 2.º lugares na categoria Prêmio Invenção Estratégica. Na primeira colocação, a invenção “Método e esquema de transmissão de áudio com baixas probabilidades de interceptação e detecção indesejadas para comunicações rádio em canais de faixa estreita VHF” tem como autores a equipe do CTEx, representada pelo TC Márcio Barroso Toscano Dantas, e os colaboradores do CPQD Gustavo Correa Lima e Francisco Carlos Ribeiro Junior.

Em segundo lugar, ficou a invenção “Método e esquema de transmissão de voz digitalizada com suporte a criptografia e verificação de autenticidade”, também criada pela equipe do CTEx, representada pelo Cap Gustavo Cruz Sampaio. A invenção teve ainda a participação dos especialistas Gustavo Correa Lima, Fabbryccio Cardoso, Marcelo de Campos Franco Leal, Daniele Renata da Silva Tossato, Sergio Barros e Ronaldo Igrejas Saraiva, todos colaboradores do CPQD.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras