Fale com o CPQD
17 de dezembro de 2021

Match Connect Saúde: 5 startups estão na fase de pré-aceleração do programa

As cinco startups selecionadas para a fase de pré-aceleração do programa Match Connect Saúde – uma iniciativa conjunta do CPQD, Bosch e da Faculdade São Leopoldo Mandic, com o apoio da Baita Aceleradora – já foram definidas. Suas propostas foram aprovadas no pitch day realizado na quarta-feira, 15/12, em que dez startups apresentaram provas de conceito de soluções inovadoras para a área de saúde.

Essas startups participaram da primeira fase do Match Connect Saúde, durante a qual passaram por uma imersão nas tecnologias oferecidas no programa pelo CPQD e pela Bosch e, também, por sessões de mentoria técnica com especialistas em saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic. Com base nesse conhecimento, as equipes das dez startups – Ampliare Saúde, Ar Inovações Tecnológicas, beMAV, Bioneye, GeneS, Higi, Salutho, Siklee, TriVincit e wConnect – desenvolveram provas de conceito demonstrando a viabilidade das soluções propostas.

As cinco selecionadas para a fase de pré-aceleração do programa são: Ar Inovações Tecnológicas, GeneS, Salutho, Siklee e wConnect. Nesta etapa, as startups têm o desafio de desenvolver, testar e validar um produto mínimo viável (MVP) em ambiente externo real – como hospitais, hubs e clínicas parceiras da Faculdade São Leopoldo Mandic -, de modo a demonstrar a viabilidade do modelo de negócios da solução proposta. O Demo Day, em que os MVPs serão apresentados, está programado para 4 de abril de 2022, quando será anunciada a startup vencedora do Match Connect Saúde.

“Com isso, queremos contribuir para a transformação digital na área de saúde, por meio da inovação aberta e do estímulo a startups que terão à sua disposição recursos tecnológicos avançados para resolver problemas reais desse setor”, afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes e Saúde 4.0 do CPQD. Ele ressalta o engajamento de todas as startups que participaram da primeira fase do programa e a qualidade das propostas apresentadas. “Todas foram inovadoras e muito interessantes, o que tornou bastante difícil a escolha pela banca de avaliação das 5 startups para a etapa de pré-aceleração”, observa Casotti. “Parabéns a todos!”

Entre as tecnologias disponíveis para as startups no Match Connect Saúde estão a plataforma aberta para AIoT (Artificial Intelligence of Things), uma combinação de duas plataformas desenvolvidas pelo CPQD: a dojot, middleware para aplicações de Internet das Coisas (IoT), e a PlatIA, de Inteligência Artificial. Além disso, os participantes do programa contam com dispositivos e sensores fornecidos pela Bosch, como sistema de rastreamento por tags sem fio, placas de conectividade e câmeras de alta definição.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras