Fale com o CPQD
13 de outubro de 2021

Match Connect Saúde: startups já podem se inscrever nessa iniciativa do CPQD, Bosch e Faculdade São Leopoldo Mandic

Startups e empreendedores dispostos a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais na área de saúde já podem se inscrever no Match Connect Saúde, uma iniciativa conjunta do CPQD, Bosch e da Faculdade São Leopoldo Mandic que conta com o apoio da aceleradora Baita. As inscrições de propostas podem ser feitas a partir da quarta-feira, 13 de outubro, e estarão abertas até 16 de novembro – a divulgação das startups selecionadas para a primeira fase do programa está prevista para 19 de novembro.

“O objetivo é promover a transformação digital na área de saúde, por meio da inovação aberta e do estímulo a startups com diferentes níveis de maturidade, que terão à sua disposição recursos tecnológicos avançados para resolver problemas com foco nas necessidades desse mercado”, afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes e Saúde 4.0 do CPQD.

Os recursos tecnológicos serão proporcionados pelo CPQD e pela Bosch, que também fornecerão mentoria, suporte e treinamento para o uso de suas tecnologias. O CPQD irá disponibilizar a plataforma aberta para AIoT (Artificial Intelligence of Things), uma combinação de duas plataformas desenvolvidas pela organização: a dojot, middleware para aplicações de Internet das Coisas (IoT), e a PlatIA, de Inteligência Artificial. Já a Bosch irá fornecer dispositivos e sensores como sistema de rastreamento por meio de tags sem fio, placas de conectividade e câmeras de alta definição.

“A Bosch busca constantemente apoiar iniciativas inovadoras para solucionar carências reais do mercado. Nossas soluções visam aumentar a produtividade, transparência e assertividade da solução e, por sermos uma desenvolvedora e provedora mundial de tecnologias baseadas em sensores, softwares e serviços, procuramos atuar e impactar diferentes nichos da sociedade”, afirma Marco Knabben, Community Manager Connectory e Desenvolvimento de Negócios da Bosch.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, por sua vez, será responsável por mentorias técnicas específicas relacionadas à gestão e práticas hospitalares. Além disso, proporcionará um ambiente real de testes para a validação das soluções desenvolvidas pelas startups.

“Possuímos em nosso DNA a inovação e acreditamos em soluções que visam resolver as dores emergentes da área da saúde, baseadas em validações científicas. Para isso, o Hub Mandic, uma célula que nasceu para conectar e desenvolver healthtechs, estará presente nesse programa entusiasmante para ajudar empreendedores com propósito, dispostos a se entregarem em um projeto que irá gerar impacto e fazer a diferença na saúde brasileira”, complementa Gabriela Victorelli, docente na Faculdade São Leopoldo Mandic e líder de pesquisa e empreendedorismo no Hub Mandic.

O Match Connect Saúde será dividido em etapas. Para a primeira, serão selecionadas até 15 startups – entre as inscritas na chamada – que passarão por uma imersão nas áreas hospitalares de interesse e nas tecnologias oferecidas no programa, seguida do desenvolvimento de uma prova de conceito que demonstre a viabilidade da solução proposta. Com base nas apresentações das propostas (no modelo pitch) pelas equipes, serão selecionadas quatro a cinco startups para a fase de pré-aceleração, que consiste no desenvolvimento, teste e validação de um produto mínimo viável (MVP) em ambiente externo real, como hospitais, hubs e clínicas parceiras da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Essa segunda fase deverá se estender até o início de março de 2022, quando as startups apresentarão seus pitches à comissão formada por representantes das empresas parceiras no programa e da aceleradora Baita. A divulgação da startup vencedora, que será incluída no programa de aceleração do Hub Mandic, está programada para 15 de março.

Os interessados em participar do Match Connect Saúde – CPQD, Bosch e São Leopoldo Mandic devem fazer sua inscrição pelo link https://bit.ly/3D9mxkM, no qual também estão disponíveis mais informações e o regulamento do programa.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras