Fale com o CPQD
4 de agosto de 2023

Mobilidade elétrica e biometria de voz são destaques do CPQD em mostra de ciência, tecnologia e inovação em Campinas

Evento realizado no dia 11 de julho, no Largo do Rosário, fez parte da programação da prefeitura para comemorar os 249 anos da cidade

Campinas completou 249 anos em julho e, para comemorar a data, a prefeitura programou uma série de ações, atividades e eventos para a população – cerca de 1,1 milhão de pessoas vivem na cidade atualmente. Teve o Festival Campinas Rural, em que os produtores rurais do município puderam apresentar e vender seus produtos; o Feirão de Oportunidades, com ofertas de vagas e oportunidades de trabalho; o evento gastronômico Chefs Campinas, além de shows, festas e outros eventos gratuitos.

A vocação para a ciência, tecnologia e inovação – que tornou Campinas referência nessas áreas no país – também foi lembrada na programação de atividades comemorativas do aniversário da cidade. E o CPQD, como uma das organizações que integram esse ecossistema em Campinas, marcou presença na grande mostra de Difusão do Conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação que aconteceu no dia 11 de julho, no Largo do Rosário.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do município, a exposição reuniu as principais instituições que atuam nessas áreas e atraiu grande número de pessoas interessadas em conhecer as inovações apresentadas. No estande do CPQD, os visitantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a organização, que completa 47 anos neste mês de agosto, e conhecer algumas das tecnologias inovadoras desenvolvidas em seus laboratórios.

Um dos destaques foi a plataforma de mobilidade elétrica, que gerencia a infraestrutura de eletropostos para recarga de baterias de veículos elétricos. A solução desenvolvida pelo CPQD inclui um aplicativo que facilita a busca por eletropostos mais próximos e o agendamento de horário para a recarga da bateria e, ainda, sistema de bilhetagem para a cobrança pelo uso da energia. Outra inovação apresentada no estande foi a Biometria de Voz no aplicativo WhatsApp, para comprovação da identidade do usuário. Também foram feitas apresentações sobre o Complexo Laboratorial de Conectividade do CPQD e de aplicações que integram Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).

Compartilhe
esta notícia:
vlibras