Fale com o CPQD
7 de fevereiro de 2024

Nova edição do BÜ Connect Campinas reúne ecossistema de inovação no CPQD

Startups e empresas participaram do evento, que teve apresentações de iniciativas de apoio ao empreendedorismo e o painel De frente com os tubarões

Rosa Sposito/Pimenta Comunicação

A segunda edição do evento BÜ Connect em Campinas aconteceu no dia 23 de janeiro e reuniu mais de 200 pessoas no auditório do CPQD. Voltado a empreendedores e startups que buscam transformar seus negócios em empresas de sucesso, o BÜ Connect é um grande evento de inovação e inteligência estratégica que tem como objetivo criar uma rede de conexão, negócios e oportunidades envolvendo diferentes atores desse ecossistema.

O evento contou com a participação de 26 startups e de representantes de empresas, que fizeram palestras e apresentaram casos de sucesso. A programação incluiu também a apresentação de iniciativas de apoio ao empreendedorismo – como o Ventures CPQD, a Algar Telecom Venture Builder, o Campinas Tech e o Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT). 

Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, destacou o esforço que vem sendo feito pela prefeitura no sentido de ajudar a conectar o ecossistema de inovação e trazer empresas e startups para o município. A secretária aproveitou a oportunidade para anunciar a realização do Campinas Innovation Week, programado para o mês de junho. “Neste ano em que a cidade completa 250 anos, queremos mostrar o potencial de Campinas como um pólo cada vez mais importante de ciência e tecnologia, que conta com mão de obra qualificada e diferenciada disponível para empresas que aqui se estabelecerem”, afirmou Adriana.

 

 

Fabricio Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios responsável pelo Ventures CPQD, apresentou essa iniciativa – um venture builder de base tecnológica – que tem como propósito construir negócios baseados em inovação aberta, em conformidade com quatro teses de inovação: Agronegócio sustentável, Saúde acessível a todos, Indústria do futuro e Energia mais limpa. Lançado em maio do ano passado, o Ventures CPQD já tem 22 startups investidas alinhadas às suas teses de inovação – segundo Fabricio, a maioria atuando na área de agro sustentável.

Uma das empresas convidadas a apresentar seu caso de sucesso no BÜ Connect foi a Previsiown, que vem desenvolvendo vários projetos com o CPQD destinados a acelerar a identificação de falhas em veículos ainda na fase de testes, antes do seu lançamento no mercado. 

No painel De Frente com os Tubarões, conduzido por Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, e por Rodrigo Ferraz, coordenador da aceleradora do FIT, três startups foram convidadas a subir no palco para apresentar seus pitches. Uma delas foi a SmartLab, que tem como proposta democratizar o acesso a tecnologias de casa inteligente (smart home), por meio da oferta de assinatura incluindo serviços de instalação de equipamentos e operação do sistema. Já a deep tech Dirac apresentou a proposta de instalar painéis fotovoltaicos em veículos elétricos, visando alimentar suas baterias com energia solar. A Doctor Post, por sua vez, tem como foco conectar o sistema de gestão da saúde e o histórico digital de pacientes, por meio de um aplicativo de celular.

 

Compartilhe
esta notícia:
vlibras