Open RAN é destaque em evento da iniciativa Open5G@Campinas
Diretor do CPQD apresentou projetos e iniciativas da organização envolvendo essa tecnologia
As principais atividades e projetos do CPQD envolvendo a tecnologia Open RAN foram apresentados em um evento da iniciativa Open5G@Campinas, que aconteceu no dia 8 de agosto, em formato on-line. O CPQD é um dos idealizadores Open5G@Campinas, iniciativa colaborativa que tem foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias e aplicações 5G em várias áreas – e que reúne, entre outros parceiros, a prefeitura de Campinas, Embrapa, RNP, TIM e as universidades Unicamp e PUC-Campinas.
Em um encontro informal, Gustavo Correa Lima, diretor de Tecnologia e Inovação do CPQD, destacou dois grandes projetos na área 5G Open RAN em desenvolvimento na organização. Um deles é o Programa OpenRAN@Brasil, conduzido com a RNP e que atualmente se encontra na terceira fase, iniciada em 2025.
“A primeira fase, já encerrada, teve foco na implantação de um testbed de rede 5G Open RAN no campus do CPQD, em Campinas. Essa infraestrutura, que está aberta a startups e outros interessados em desenvolver e testar seus experimentos, inclui todo o sistema de rádios, core de rede, sistema de gerenciamento, terminais, câmeras e drones 5G, óculos de realidade virtual e realidade aumentada e uma plataforma de IoT e IA para o desenvolvimento de aplicações”, afirmou Gustavo. “Na terceira fase, o objetivo é ampliar os testbeds e pontos de presença dessa rede Open RAN 5G, selecionados por meio de chamada pública, para outras regiões do país”, acrescentou. Também nesses casos, a infraestrutura deverá ser aberta a experimentos de interessados em trabalhar com essa tecnologia.
Outra iniciativa importante mencionada pelo diretor é o Centro de Competência Embrapii-CPQD em Open RAN, que oferece a opção de Associação Tecnológica a empresas e instituições interessadas na evolução das redes de acesso por rádio abertas. Gustavo ressaltou que, entre as atividades do Centro de Competência, estão a realização de treinamentos profissionais nessa área, o compartilhamento de conhecimento sobre tecnologias em desenvolvimento, bem como de laboratórios e de infraestrutura de rede Open RAN. Destacou ainda o papel do Centro de Competência como Open Test and Integration Center (OTIC) para soluções de redes de acesso por rádio abertas – o primeiro credenciado pela O-RAN Alliance no Hemisfério Sul.