Fale com o CPQD
8 de novembro de 2019

Padronização em Internet das Coisas é tema de workshop promovido pelo CPQD e ETSI

O novo cenário de Internet das Coisas – e de convergência entre os mundos físico e virtual – traz à tona algumas questões relevantes, que precisam ser tratadas adequadamente para que a implantação de aplicações IoT seja bem-sucedida. É o caso da padronização, fator essencial para garantir a interoperabilidade dos dispositivos conectados à internet, a integração de aplicações e o compartilhamento de dados e recursos.

Esse será o foco do workshop que o CPQD e o ETSI (European Telecommunications Standards Institute) vão realizar, no dia 18 de novembro, no auditório do Pólis de Tecnologia, em Campinas. O evento acontece no contexto do projeto de cooperação internacional InDiCo (International Digital Cooperation), que tem como objetivo construir as pontes necessárias para a criação de mercados abertos, por meio da definição de padrões, e a inclusão digital da sociedade.

A programação do Workshop on Standards for IoT dará destaque à padronização de soluções de Internet das Coisas para os ambientes definidos como prioritários no Plano Nacional de IoT brasileiro: cidades inteligentes, saúde, rural e indústria. O Plano de IoT será o tema de uma das apresentações do workshop. Já o ETSI abordará os benefícios do uso de uma camada comum de serviço para permitir interoperabilidade entre setores. Apresentará, também, o ecossistema da iniciativa global de padronização oneM2M, responsável pela definição de especificações técnicas para uma camada de serviços M2M (machine-to-machine).

Outro destaque da programação é o painel sobre IoT no Brasil e as iniciativas de colaboração com a União Européia. Além disso, serão apresentadas experiências-piloto e casos de sucesso de cidades inteligentes no mundo e também no Brasil – entre eles, o projeto Safe City, desenvolvido pelo CPQD com a prefeitura de Campinas.

O workshop – todo em inglês – tem início previsto para 9 horas e encerramento às 16h30. A participação é gratuita e os interessados devem fazer sua inscrição pelo endereço, onde também está disponível a programação completa do evento.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras