Pix mais seguro: novas regras ampliam exigências de segurança cadastral
Solução do CPQD garante conformidade com as novas regras do Banco Central sem comprometer a experiência do cliente
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
Desde julho, novas exigências do Banco Central para instituições financeiras e de pagamento que operam com o Pix entraram em vigor. As regras determinam a verificação, validação e até mesmo a exclusão de chaves Pix com inconsistências cadastrais, como CPF de pessoas falecidas, dados divergentes da Receita Federal ou CNPJs inaptos. Para ajudar as instituições a se adequarem a essas mudanças, o CPQD conta com a Ynio, uma solução antifraude que otimiza a gestão de chaves.
As novas medidas têm como principal objetivo reduzir fraudes e fortalecer a integridade dos dados. Porém, ela também impõe um novo desafio para o setor: manter uma base de chaves atualizada e segura, sem comprometer a jornada do usuário.
Para atender a essas exigências, as instituições devem agora excluir automaticamente chaves com dados inconsistentes, validar informações com fontes confiáveis já no momento do cadastro e adotar estratégias que equilibrem segurança e fluidez na experiência digital.
Soluções analíticas são aliadas para a nova fase do Pix
Com o aumento da responsabilidade das instituições sobre a gestão das chaves, soluções antifraude baseadas em inteligência analítica se tornam essenciais.
A Ynio é um exemplo de ferramenta que atua em diferentes etapas da jornada, promovendo segurança com fluidez. Veja como:
Onboarding Pix com proteção desde o início
A solução valida dados no ato do registro da chave e monitora periodicamente a base, identificando inconsistências automaticamente, sem necessidade de esforço manual.
Cobertura além do Pix
A atuação da Ynio vai além da verificação de chaves: a solução protege transações financeiras como boletos, TEDs, empréstimos, cartões de crédito e débito, além de processos de autorização.
Experiência do usuário preservada
A inteligência da Ynio permite decisões rápidas e precisas, reduzindo o risco de fraude sem gerar fricção no onboarding ou nas transações.
Antecipar riscos é fundamental
A entrada em vigor das novas regras do Pix reforça a necessidade de estratégias robustas de prevenção à fraude, que atuem em tempo real, com base em dados confiáveis e decisões automatizadas.
Saiba mais sobre a solução Ynio: materiais.cpqd.com.br/ynio-2025