Fale com o CPQD
12 de dezembro de 2023

Pólis Talk discute a contribuição da tecnologia para a acessibilidade digital

Evento foi realizado na semana comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro

Por: Rosa Sposito/Pimenta Comunicação e Júlia Santos Sahão

 

O papel da tecnologia na promoção da acessibilidade digital foi o tema do Pólis Talk, que aconteceu no dia 30 de novembro, em formato híbrido. Promovido pelo Pólis de Tecnologia – parque tecnológico localizado em Campinas (SP) e que abriga o CPQD e diversas empresas do setor -, o encontro foi realizado na semana comemorativa ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo, 3 de dezembro.

 

“A tecnologia tem transformado a maneira como as pessoas com deficiência interagem com o mundo”, afirma Claudinei Martins, que integra o Grupo de Experiência Sistêmica do Usuário do CPQD. “Soluções tecnológicas trazem oportunidades de igualdade para essas pessoas, ao tornar informações e serviços digitais mais acessíveis e inclusivos para todos, desempenhando um papel fundamental na promoção da diversidade e na quebra de barreiras para a participação plena na sociedade digital”, acrescenta.

 

Com quase duas horas de duração e cerca de 200 participantes, o evento teve as atividades presenciais realizadas no auditório do Pólis e transmissão pela internet. Na programação, uma palestra de Sandyara Peres, que há 8 anos atua como pesquisadora em acessibilidade digital e foi convidada para falar no evento sobre o mercado nessa área. Ela apresentou conceitos sobre diversidade, inclusão, deficiência, acessibilidade, capacitismo e design universal & inclusivo.

 

 

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, definiu Sandyara em sua palestra.

 

Após a apresentação, foi realizada uma mesa redonda reunindo pessoas com deficiência visual, auditiva e locomotora – e que também contou com a participação de Sandyara. O painel foi moderado por Paulo Henrique Vieira Cândido, desenvolvedor front end, consultor de tecnologia e autor de artigos científicos, que ressaltou a importância de se falar com frequência sobre acessibilidade digital. “É um tema que precisa estar presente e precisa ser praticado. Mas será que nós sabemos de fato como agir, como interagir com uma pessoa que tem uma deficiência?”, perguntou Paulo Henrique no início da mesa redonda.

 

 

Para responder a essa pergunta, o grupo formado por Raquel Zaghi, Francisley Gallo, Rafaela Prado Siqueira, Carlos Eduardo Simões e Marcos Alberto da Costa compartilhou experiências e desafios do dia a dia de pessoas com deficiência, além de trazer insights para uma sociedade mais consciente, inclusiva e com equidade. O debate está disponível no YouTube para os interessados em assistir ao evento – em https://www.youtube.com/watch?v=3CZF4EiQykM

 

O Pólis Talk é uma iniciativa realizada periodicamente, explorando as trilhas de ESG, Negócios e Tecnologias, e aberta à participação tanto de colaboradores das empresas instaladas no Pólis de Tecnologia como de pessoas de fora. Cada encontro contará com especialistas no tema em discussão, promovendo ações de networking, oportunidades de negócios, oferecendo insights valiosos e estratégias inovadoras que podem agregar valor ao público participante e a suas empresas.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras