Programa OpenRAN@Brasil seleciona instituições para hospedar novas ilhas de experimentação no país
Chamada pública está aberta com o objetivo de homologar a implantação de novos testbeds do programa nas regiões Norte, Nordeste e Sul
Rosa Sposito/Pimenta comunicação
O programa OpenRAN@Brasil, coordenado e executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o CPQD, está com chamada pública aberta para a homologação de instituições interessadas em hospedar novas ilhas de experimentação (testbeds) nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país. A expansão dos testbeds para essas regiões é uma das iniciativas que integram a fase 3 do programa, e tem como objetivo ampliar a infraestrutura nacional de experimentação com redes móveis e abertas.
A chamada é voltada exclusivamente para instituições elegíveis ao Sistema RNP – como instituições de ensino superior, de pesquisa e ambientes de inovação – e aos Pontos de Presença (PoPs) da RNP nas regiões-alvo. O prazo para submissão de propostas pelos interessados vai até o dia 27 de julho.
As ilhas OpenRAN@Brasil são conjuntos de equipamentos e softwares interligados, que permitem a realização de testes com redes 5G baseadas em arquitetura Open RAN (rede de acesso por rádio aberta, na sigla em inglês). As novas ilhas serão conectadas aos testbeds já existentes em Campinas (SP), no CPQD, e no Rio de Janeiro (RJ), no PoP-RJ/CBPF – uma terceira unidade está em implantação na região Centro-Oeste. Com essa expansão, a intenção é fomentar o desenvolvimento de aplicações 5G voltadas a setores estratégicos para o Brasil, como saúde, educação, indústria e agricultura, entre outros.
Para participar desta chamada, a instituição interessada deve apresentar uma proposta técnica, com anuência da alta gestão e do responsável pela área de TI. É desejável que a instituição tenha conectividade mínima de 10 Gbps com a RNP, espaço físico com climatização adequada, infraestrutura elétrica compatível e áreas disponíveis para instalação de antenas 5G. Após a divulgação dos resultados da chamada, serão selecionadas aplicações 5G Open RAN e as respectivas instituições hospedeiras nas quais serão testadas.
Mais informações sobre o edital, bem como modelo de proposta, estão disponíveis no link https://www.rnp.br/chamadas-publicas/chamada-publica-para-expansao-do-testbed-do-openranbrasil/