Fale com o CPQD
10 de outubro de 2019

Projeto desenvolvido em parceria com instituições do Brasil e Europa será tema de workshop no CPQD

projeto NECOS – Novel Enablers for Cloud Slicing, que vem sendo desenvolvido dentro do Programa Horizonte 2020 (H2020), por meio de parceria entre sete instituições brasileiras e quatro europeias, será o foco de um workshop gratuito que acontecerá no CPQD, em Campinas, no dia 18 de outubro, no período da manhã. O encontro, que deverá reunir representantes da indústria, provedores de nuvem, provedores de TI, operadoras de telecomunicações, agências e academia, tem o objetivo de apresentar alguns resultados gerados pelo projeto, que teve início em 2017 como resultado da 4.ª Chamada Brasil-União Europeia (UE) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

“O workshop NECOS Industrial terá painéis de discussão e apresentações curtas, que trarão ótimas oportunidades para a discussão de diferentes visões, cenários e desafios do mundo real em relação a temas como Redes 5G, Network Slicing e Cloudification”, afirma Norberto Alves Ferreira, gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e IA do CPQD. Ele destaca que a solução prevista no projeto NECOS baseia-se em um novo conceito, chamado Lightweight Slice Defined Cloud (LSDC). “Esse conceito estende a virtualização a todos os recursos nas redes e datacenters envolvidos, sem deixar de fornecer um gerenciamento uniforme com um alto nível de orquestração”, explica.

O objetivo do projeto é desenvolver os algoritmos de gerenciamento e orquestração e as APIs que deverão aprimorar a solução NECOS, que será baseada em plataformas de software abertas de última geração. Além do CPQD, participam do projeto a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Goiás (UFG) e as instituições europeias: Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), University College London (Reino Unido), Telefónica Investigación y Desarrollo (Espanha) e University of Macedonia (Grécia).

Clique para acessar a agenda detalhada do workshop NECOS Industrial, que tem início marcado para às 9h, e os palestrantes confirmados.

As inscrições para o evento podem ser feitas, gratuitamente, clicando aqui.

Mais informações sobre o projeto NECOS

Compartilhe
esta notícia:
vlibras