Radar Conecte-se ao Novo do CPQD apresenta análise sobre potencial de adoção de novas tecnologias no país

O CPQD está lançando o Radar Conecte-se ao Novo 2020, documento que traz uma análise abrangente, com foco na realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual e futuro do país.

Produzido a partir de um cuidadoso trabalho de pesquisa junto a executivos e especialistas de diversos setores econômicos, o Radar Conecte-se ao Novo tem a proposta de se tornar uma fonte de referência representativa e atualizada para a adoção de novas tecnologias, que deverá beneficiar todo o ecossistema de inovação brasileiro. “Este Radar é a nossa contribuição para apoiar as organizações frente aos desafios de planejamento e adoção de novas tecnologias”, afirma o presidente da organização Sebastião Sahão Júnior.

O público convidado a participar da pesquisa representa a visão de sete setores: Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Energia e Utilities, Governo e Financeiro. As respostas foram consolidadas em análises de cada uma das 28 tecnologias do estudo, agrupadas em seis áreas: Rede e Conectividade; Inteligência Artificial; Confiança, Privacidade e Segurança; Computação Avançada; Mobilidade e Veículos Autônomos, e IoT e Dispositivos Inteligentes.

A escolha das tecnologias foi baseada em exemplos e referências de pesquisas internacionais e na própria experiência do CPQD na área de inovação. “Dentro de um  grupo de mais de 40 tecnologias, selecionamos 28 com potencial para impactar as empresas brasileiras nos próximos anos”, explica Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD. Para cada uma delas, os participantes do estudo foram convidados a avaliar três itens: maturidade da tecnologia, impacto tecnológico previsto e prazo de adoção.

A pesquisa contou com uma amostra de mais de 250 participantes. Curado ressalta o perfil de executivos entre os participantes (76% do total) e a predominância de especialistas com atuação nas áreas de inovação e tecnologia (60%). “A forma de apresentação dos resultados, utilizando  formato desenvolvido pelo CPQD, permite a rápida visualização dos dados consolidados, facilitando a interpretação da visão sobre cada tecnologia e segmento de mercado”, acrescenta o diretor.

Para a diretora de Marketing e Vendas Sirlene Aveiro Honório, o Radar Conecte-se ao Novo é mais uma ferramenta valiosa que o CPQD está oferecendo aos parceiros de inovação e à sociedade. “O CPQD vem atuando como parceiro de inovação de empresas de diferentes setores, apoiando e acelerando seu processo de transformação digital, com um portfólio rico e abrangente de produtos, soluções, serviços e também com o desenvolvimento de projetos sob encomenda”, acrescenta a diretora.

O Radar Conecte-se ao Novo 2020 está disponível para os interessados na página https://bit.ly/2GDjtFI.