Fale com o CPQD
27 de agosto de 2019

Secretário do Ministério da Agricultura visita o CPQD

O CPQD recebeu na quarta-feira, 21/08, a visita de Fernando Camargo, titular da nova Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, que foi criada neste ano pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Com o secretário, diversos convidados que atuam no setor de agronegócio também tiveram a oportunidade de conhecer as competências, projetos e laboratórios do CPQD – e, ainda, a empresa Trópico.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente Sebastião Sahão Júnior, que fez uma apresentação institucional da organização, e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Alberto Paradisi. Em seguida, conheceram os laboratórios de Conectividade e de Internet das Coisas, onde assistiram a demonstrações de aplicações baseadas na plataforma aberta dojot – entre elas, a de predição de microclima, utilizando informações coletadas por estações da Pluvi.On instaladas na cidade de Campinas.

Além disso, os convidados conheceram a solução de conectividade LTE na faixa de frequência de 250 MHz, desenvolvida em parceria com a Usina São Martinho – que já está sendo utilizada em sua planta em Pradópolis (SP) -, e a plataforma de código aberto destinada a facilitar a criação de aplicações de Inteligência Artificial (IA) para o agronegócio. Outra inovação apresentada aos visitantes foi a solução de rastreabilidade da carne bovina, desenvolvida pelo CPQD em parceria com a Safe Trace com base em tecnologia Blockchain.

O grupo visitou ainda o laboratório onde está sendo desenvolvido o projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), em parceria com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), e o Laboratório de Estudos e Aplicações em RFID. A programação foi encerrada na Trópico, onde o secretário e convidados tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Atendimento ao Cliente (CAC) do Grupo São Martinho, bem como os produtos e serviços da empresa.

“Foi uma visita importante para conhecer na prática as tecnologias e a proposta de conectividade do CPQD para a área agro”, disse o secretário Fernando Camargo. “Conhecer a experiência da São Martinho, os laboratórios do CPQD e a Trópico, juntando todas as partes do processo, nos deu uma visão mais integrada dessa proposta”, acrescentou.

Participaram da visita Silvia Massruhá, diretora da Embrapa Informática Agropecuária; Rodrigo Cintra, da Usina Iracema que pertence ao Grupo São Martinho; Samuel Campos, diretor de TI da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Paulo Henrique Leme, coordenador da incubadora Inbatec e Parque Tecnológico da UFLA; Murilo Pires, consultor da empresa InteliCoffee; Daniel Okamura, gerente da empresa Galax, além de Fabrício Lira Figueiredo e Cláudia Piovesan Macedo, do CPQD.

Fernando Camargo, Sebastião Sahão Júnior, Rodrigo Cintra, Silvia Massruhá e Alberto Paradisi

Compartilhe
esta notícia:
vlibras