Fale com o CPQD
3 de agosto de 2021

Segurança dos ciclistas é o foco de solução IoT desenvolvida pelo Atlântico com base na plataforma dojot

Aplicativo SafeToGo será apresentado em um webinar marcado para 11 de agosto

Uma solução de mobilidade urbana que utiliza tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para dar mais segurança aos ciclistas que pedalam em vias públicas. Batizada de SafeToGo, a solução foi desenvolvida pelo Instituto Atlântico como parte do projeto Plataforma IoT, que vem sendo conduzido pelo CPQD em parceria com outras instituições – entre elas, o próprio Atlântico – e com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL)/Finep.

“A ideia foi oferecer uma alternativa capaz de tornar a jornada do ciclista mais segura”, conta Luiz Alves, gerente de Inovação e Novos Negócios do Atlântico. “Cruzamos parâmetros de iluminação, qualidade da via, presença de outros ciclistas e barreiras físicas de proteção, para calcular a segurança da via. Assim nasceu o SafeToGo”, explica.

Por meio de sensores, o aplicativo realiza uma rica coleta de dados durante os trajetos dos ciclistas – o que torna o traçado das rotas ainda mais inteligente. Além disso, o próprio usuário do app pode fazer a marcação de alertas em seu trajeto. “Com esses dados, é possível criar uma base de informações relevantes para a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas para uma cidade inteligente”, enfatiza Alves.

Todos os dados coletados pelo SafeToGo são enviados para a plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPQD dentro desse mesmo projeto, com o objetivo de facilitar a criação de aplicações de Internet das Coisas voltadas à realidade brasileira. “A dojot é o middleware IoT da solução SafeToGo, que atua como componente principal de coleta de dados”, ressalta Norberto Alves Ferreira, gestor de Soluções Sistêmicas de IoT e Inteligência Artificial do CPQD. “Suas interfaces e APIs abertas permitem o acesso aos dados em tempo real, com escalabilidade e segurança”, acrescenta.

O SafeToGo passou por um teste no Rio de Janeiro, com o apoio do Centro de Operações da prefeitura da cidade, no qual ciclistas voluntários avaliaram a usabilidade, qualidade da coleta e o recurso de criação de rotas do aplicativo. “Estamos empolgados com os resultados desse primeiro piloto e temos certeza de que, em breve, fecharemos o ciclo da inovação levando ao mercado uma solução que irá ajudar a tornar a jornada dos ciclistas mais segura”, conclui o gerente do Atlântico.

Os recursos e benefícios do SafeToGo serão apresentados no webinar Plataforma Aberta de Tecnologias para Internet das Coisas: Caminhos da inovação em mobilidade urbana, que será promovido pelo Atlântico no dia 11 de agosto, às 17 horas. O evento contará com a participação de Norberto Alves Ferreira, gerente de Soluções Sistêmicas de IoT e IA do CPQD, que falará sobre tecnologias de IoT e as facilidades da plataforma aberta dojot. Os interessados em assistir ao webinar podem fazer sua inscrição pelo link

Compartilhe
esta notícia:
vlibras