Fale com o CPQD
30 de novembro de 2022

Sisfóton e equipe de Comunicações Ópticas do CPQD marcam presença no SBMO 2022

Laboratório Integrador do Sisfóton-MCTI foi um dos patrocinadores do Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica

Como Laboratório Integrador do Sisfóton – Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica, o CPQD foi um dos patrocinadores do SBMO 2022 – Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica, que aconteceu em Natal (RN), entre os dias 13 e 16 de novembro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, o SBMO 2022 é um fórum importante voltado à troca de informações sobre pesquisa e desenvolvimento de tecnologias nessas áreas – o que inclui ondas milimétricas e nanométricas, antenas, fibra óptica e redes fotônicas, entre outras.

O Laboratório Integrador do Sisfóton – CPQD teve um espaço no evento para divulgar as atividades realizadas pelos laboratórios que integram essa rede, criada a partir de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “O estande no SBMO 2022 marcou o início de uma campanha de divulgação do Sisfóton, de seus integrantes e dos resultados alcançados pelo Laboratório Integrador, que faz parte de uma estratégia  traçada em comum acordo com o MCTI”, explica João Batista Rosolem, coordenador do projeto Sisfóton no CPQD. Ele adianta que, como parte dessa estratégia de divulgação, o Laboratório Integrador deverá participar de outras duas exposições, ainda neste ano: a 19.ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a Mostra BID, ambas em Brasília (DF).

Já a equipe de Sensoriamento e Comunicações Ópticas do CPQD teve participação ativa no simpósio SBMO 2022, com a apresentação de cinco artigos técnicos elaborados com base em resultados do projeto Teranet – Fase 2, conduzido na organização com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL)/FINEP. Os trabalhos envolvem a otimização de amplificadores usando técnicas de Inteligência Artificial (IA), ferramentas em software aberto (Python) para automação de testes em laboratório e análises de códigos corretores de erro em sistemas ópticos sem repetição.

Os artigos tiveram como autores os colaboradores Carine Mineto, Luís Gustavo Maciel Riveros, Bethânia Albuquerque Gomes, Fernanda Esteves Chaves, Fábio Donati Simões, Tiago Sutili, Rafael Figueiredo, Júlia Aline Maciel, José Hélio da Cruz Júnior e Eduardo Rosa. Alguns deles também contaram com a participação dos professores Evandro Conforti e Darli Mello, da Unicamp. Além disso, outros dois artigos elaborados pela equipe de Sensoriamento e Comunicações Ópticas do CPQD em colaboração com a Unicamp foram aceitos para apresentação na edição 2022 do SBMO.

Outro destaque da participação do CPQD no evento foi a conquista dos prêmios de Divulgação Científica da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica. Criado neste ano, em comemoração aos 40 anos de fundação da SBMO, o prêmio teve como objetivo promover vídeos sobre temas de interesse nessa área. E a animação “Non-linear effects in optical fibers”, do pesquisador João Batista Rosolem, foi a vencedora da premiação – que foi entregue na sessão de encerramento do SBMO 2O22.

“O vídeo, que tem como assunto os efeitos não lineares em fibras ópticas, foi concebido originalmente em 2001. Na época, os slides em PowerPoint tinham a finalidade de ensinar técnicos e engenheiros das empresas de telecomunicações os conceitos da nascente tecnologia de amplificadores ópticos e sistemas DWDM”, conta Rosolem. Os interessados em conhecer o vídeo premiado devem acessar o link

Compartilhe
esta notícia:
vlibras