Fale com o CPQD
2 de junho de 2023

Tecnologias e iniciativas do CPQD para o agronegócio são apresentadas em Encontro do AgroVen

Evento foi realizado nas instalações da organização, no dia 30 de maio, e reuniu vários atores do ecossistema de inovação do setor

Um dia para conhecer e debater algumas das principais tecnologias e aplicações voltadas ao agronegócio. Com esse propósito, foi realizado o Agtech Day CPQD, que reuniu nas instalações da organização, no dia 30 de maio, diversos atores do ecossistema de inovação desse setor – entre eles, investidores, startups e desenvolvedores de tecnologia.

O período da manhã foi dedicado às apresentações da estratégia de inovação aberta do CPQD e das soluções tecnológicas da organização para o agronegócio. O gerente de Desenvolvimento de Negócios Fabricio Lira Figueiredo apresentou o Ventures CPQD, venture builder de base tecnológica lançado recentemente pela organização com o objetivo de intensificar e reforçar sua participação no ecossistema de inovação aberta e empreendedorismo do país.

As soluções desenvolvidas pelo CPQD com foco em conectividade rural – como o C2n, core de rede convergente 4G/5G para redes privativas e FWA – também tiveram destaque nas apresentações. Além disso, os especialistas do CPQD falaram sobre as soluções de IoT e Inteligência Artificial (como a Plataforma AIoT) e de blockchain (Trace e iD), apresentando cases de uso dessas tecnologias no agronegócio.

À tarde, aconteceu o Encontro de Membros AgroVen, clube de investimentos especializado no agro e parceiro do CPQD – que participou ativamente de toda a programação do evento. Um dos destaques da programação foi a visita ao Complexo Laboratorial de Conectividade, durante a qual os membros e convidados da AgroVen tiveram a oportunidade de conhecer os diversos laboratórios em que são realizados diversos ensaios em equipamentos eletrônicos e de telecomunicações.

O encontro também incluiu um painel sobre o tema Conectividade no Agronegócio, que reuniu os presidentes Sebastião Sahão Júnior, do CPQD, e Jean Borges, da Algar Telecom.  Mediado por Silvio Passos, presidente do AgroVen, o painel lembrou a importância do Brasil no cenário da produção agrícola mundial e que aplicações que dependem de conectividade – em áreas como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial – são fundamentais para o aumento da produtividade desse setor.

O presidente do CPQD mencionou a experiência que vem sendo conduzida pela organização, dentro do Projeto SemeAr, com pequenos e médios produtores rurais que integram o Distrito Agro Tecnológico (DAT) de São Miguel Arcanjo, no interior paulista. “Funciona como um laboratório em que estamos exercitando vários conceitos, qual o melhor tipo de conectividade naquela região e as aplicações adequadas para a necessidade daqueles produtores”, explicou. “Mas não basta só a tecnologia, a conectividade e as aplicações; também é preciso capacitar o agricultor para que ele possa utilizar essa tecnologia. E isso nós também estamos fazendo”, acrescentou.

Jean Borges, da Algar, falou sobre o uso de redes privadas como uma alternativa de conectividade para o setor. “Pela primeira vez, no leilão das frequências do 5G da Anatel, foram previstas as redes privadas”, observou. Sebastião Sahão Júnior acrescentou, ainda, que a tecnologia Open RAN permitirá ter soluções customizadas em redes 5G abertas e desagregadas – o que abrirá oportunidades para a criação de aplicações para atender demandas específicas dos produtores rurais.

A programação do Encontro de Membros AgroVen incluiu ainda as apresentações (pitches) de duas startups candidatas a investimentos: a Agrinix, com a proposta de Armazém Inteligente, que está há 5 anos no mercado, e a BemAgro, que possui uma Plataforma de Inteligência que combina IA e visão computacional em diversos casos de uso – em um deles, a startup contou com a parceria do CPQD.

Silvio Passos, do AgroVen, avalia que o encontro foi bastante produtivo e que serviu para aprofundar conhecimentos em relação a várias tecnologias – e ao próprio CPQD. “Tivemos um conteúdo fantástico, a presença de muitas pessoas relevantes, dentro de um espaço que é referência mundial quando se fala em pesquisa e desenvolvimento em telecomunicações. E, ao lado de qualificação e capacitação, telecomunicações são um dos grandes desafios para o agronegócio evoluir em seu processo de transformação digital”, enfatiza. “Os feedbacks que estamos recebendo têm sido bastante positivos, tanto sobre o encontro como o próprio espaço. É um orgulho ter um espaço como o CPQD no Brasil”, completa.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras