Fale com o CPQD
22 de dezembro de 2022

Última reunião de 2022 do HIDS acontece no CPQD

Conselho do projeto aponta as ações do ano como bastante frutíferas

Por: Júlia Santos Sahão

No início de dezembro, o CPQD sediou a última reunião de 2022 do Conselho do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). O evento trouxe uma retrospectiva das ações de 2022, discutiu novas perspectivas para o próximo ano e possibilitou um momento de confraternização entre todos.

A reunião contou com a presença do Reitor da UNICAMP, Antônio José de Almeida Meirelles; do Reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci, do Coordenador do HIDS, Mariano Laplane; da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; da Diretora de Executiva de Gestão Corporativa do CPQD, Raquel Pieroni; do Diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, Paulo Curado; além de outros membros do Conselho.

Em suas falas, os presentes relembraram a origem do HIDS, os desafios iniciais e destacaram o ano de 2022 como bastante frutífero, com avanços significativos para a consolidação das bases do projeto. Para o reitor da UNICAMP, Antônio José de Almeida Meirelles, o prognóstico do projeto é bastante positivo: “Temos excelentes perspectivas para 2023. O HIDS é bastante relevante e não só para Campinas. Acredito que teremos oportunidades catalisadoras e significativas para o próximo ano”.

O Coordenador do HIDS, Mariano Laplane, complementa: “Começamos o ano com uma série de incógnitas. Mas conseguimos avançar e as perspectivas são muito boas. Temos grandes desafios, mas as chances de vencê-los são espetaculares”.

Já para o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci, 2022 foi um ano de muito trabalho, permitindo a possibilidade de implementação do projeto em 2023. “Sonhar com uma vida diferente é sonhar com a realização HIDS”, destaca. A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, por sua vez, apontou a colaboração como fundamental para alcançar bons resultados: “A somatória de todas as forças trará um resultado favorável”.

O CPQD apoia e integra essa iniciativa, como membro do Conselho Consultivo Fundador do HIDS, o qual é formado por um total de 15 instituições e empresas de Campinas, além do próprio governo do estado de São Paulo. “Assim como o CPQD, a missão do HIDS está associada a auxiliar o progresso e bem-estar da sociedade. É uma nova Campinas, um novo estado, um novo país que estão sendo projetados”, afirma a Diretora de Executiva de Gestão Corporativa do CPQD, Raquel Pieroni. O Diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD, Paulo Curado, vai além: “É uma iniciativa pioneira na região, a qual beneficiará toda a sociedade”.

Todas as ações do HIDS objetivam promover um novo paradigma de desenvolvimento urbano, por meio do conceito de cidades inteligentes e da sustentabilidade, possibilitando uma alta qualidade de vida para os habitantes locais. Suas iniciativas também visam atender e incentivar a Agenda 2030 da ONU, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil. Nesse sentido, o HIDS atua para a preservação e conservação do meio ambiente.

A área destinada ao projeto inclui o campus atual da Unicamp em Barão Geraldo, a PUC-Campinas e todo o Ciatec II (Polo II de Alta Tecnologia de Campinas), onde se localiza o CPQD.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras