O CPqD é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: comunicação e multimídia, financeiro, utilities, indústrias, administração pública e defesa e segurança.

Posicionamento Estratégico

Seus profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e seu comprometimento com elevados níveis de qualidade, fazem do CPqD uma organização integrada, dinâmica e estrategicamente posicionada para agregar valor ao mercado na forma de inteligência tecnológica, atuando como líder no desenvolvimento de TICs, a par de constituir-se em parceiro estratégico do Estado. Sustentam esse posicionamento os seguintes atributos e competências:

• Inteligência nacional em TICs por meio de trabalhos de vanguarda, isentos e independentes
• Sintonia com as necessidades e tendências do mercado
• Criação de empresas de conteúdo tecnológico
• Transferência de tecnologias de produto para a indústria
• Fornecimento de software de alto valor agregado
• Efeito multiplicador na cadeia nacional de TICs
• Desenvolvimento de tecnologias avançadas
• Contribuição para a inclusão digital da sociedade
• Contribuição para o Estado no exercício de seu papel junto à sociedade

Contribuição para a Sociedade

Os conhecimentos gerados pelo CPqD atingem o mercado sob a forma de tecnologias de produto, sistemas de software, serviços tecnológicos, consultorias e participação com capital intelectual em empresas emergentes de base tecnológica. Esses resultados geram novos empregos, aumentam a competitividade dos clientes e parceiros, contribuem para a inclusão digital da sociedade e produzem riqueza para o País.

O portfólio do CPqD está alinhado com os temas de maior repercussão da atualidade: banda larga, smart grid, banco do futuro, cidades inteligentes e defesa e segurança. Mesclam-se a essas questões que tomaram lugar definitivo no dia a dia das pessoas e das corporações: a internet das coisas (IoT), a mobilidade, a segurança da informação e comunicação e a responsabilidade socioambiental.

O programa de P&D do CPqD, parcialmente financiado por fundos governamentais de ciência e tecnologia, abrange atividades voltadas para futuras transições tecnológicas, projetos direcionados às necessidades do mercado, e utilização de tecnologias visando ao atendimento das políticas públicas de inclusão digital.

As tecnologias de produto geradas pelo CPqD são transferidas para várias empresas, que assumem a responsabilidade pela sua produção e comercialização. Está inserido nesta forma de atuação, o Universo CPqD – formado por organizações com características distintas, criadas a partir da iniciativa direta ou indireta do CPqD –, disseminando tecnologias inovadoras e produtos e serviços diferenciados de alto valor agregado. Padtec, Trópico, Já!, BrPhotonics, CPqD T&S, SPAT, ClearTech, Instituto Atlântico, PSG, Padtec NA e e-Safer, formam um universo de iniciativas o qual tem na essência a tecnologia brasileira criada pelo CPqD.

É destaque o amplo conjunto de sistemas de suporte a operações e negócios, implantados com êxito em diversas organizações dos mais diversos setores no Brasil e no exterior. Sistemas de missão crítica, essas soluções contribuem para a redução de perdas, melhoria dos resultados, prevenção de fraudes, satisfação de clientes, mitigação de riscos, enfim, ampliação da eficiência e consequente competitividade dessas organizações.

Os laboratórios do CPqD, com mais de 850 ensaios acreditados, prestam serviços tecnológicos nas mais diversas áreas. São exemplos, cabos de fibras ópticas e acessórios, antenas, comutação e terminais, sistemas rádio, compatibilidade eletromagnética, caracterização mecânica, proteção elétrica, SAR, RFID, baterias e colorimetria.

As competências do CPqD o credenciam a prestar consultorias às organizações, em âmbito abrangente. Estratégias de negócios, estratégias regulatórias, reorganização de processos, governança de TI, otimização de infraestrutura e análise de riscos e oportunidades, são alguns dos temas em que tem atuado.

O CPqD prima pela excelência no tratamento a seus clientes, procurando sempre atender suas necessidades atuais e futuras, através do conhecimento de seus negócios, agregando-lhes valor superior.

As soluções providas pelo CPqD estão presentes, além do Brasil, em diversos países da América Latina, nos Estados Unidos e Angola, onde são comercializadas através do estabelecimento de alianças estratégicas com representantes locais.

Uma História Estimulante

O CPqD foi criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras, empresa estatal que detinha o monopólio dos serviços públicos de telecomunicações no Brasil. Desde então, ocupa posto de vanguarda tecnológica, sintonizado com o futuro e antecipando-se às necessidades de uma sociedade que se modifica e evolui em alta velocidade. Em 1998, com a privatização do sistema Telebras, o CPqD tornou-se uma fundação de direito privado, ampliando a sua atuação, tanto no escopo como na abrangência do mercado.

Centrais digitais, antenas, sistemas de transmissão digital, equipamentos de transmissão óptica, fibra óptica, laser semicondutor, centrais de comutação por pacote, telefone público a cartão indutivo, centrais de telex, complexos sistemas de suporte a operações e negócios e tantas outras tecnologias desenvolvidas no CPqD, que somadas ao conhecimento sobre o mercado e a sociedade brasileira, em seus aspectos culturais, socioeconômicos e históricos envolvidos com TICs, consolidaram no CPqD potencial inovador único na área.