Coleta de equipamentos eletrônicos que tiveram sua vida útil encerrada

Monitores, celulares e suas baterias, impressoras, vídeo cassetes, mouses, televisores e toda sorte de lixo eletrônico que tiveram sua vida útil encerrada são coletados entre os empregados do CPqD com o objetivo de disseminar o conceito de manufatura reversa.

A utilização cada vez maior de equipamentos eletrônicos na sociedade conectada gera passivos ambientais que precisam ter uma correta destinação. Além de seu potencial poluidor, são equipamentos que levariam centenas de anos para se decompor junto à natureza. A manufatura reversa consiste do desmanche desses equipamentos, realizando o movimento inverso ao de uma linha de montagem. Separados, esses componentes poderão ser reaproveitados em outros processos produtivos.

O CPqD conta com a parceria com a Brasil Reverso – empresa especializada em manufatura reversa e destinação de resíduos – que realizar as coletas várias vezes durante o ano.

Mais que coletar o lixo eletrônico para garantir a sua correta destinação é reafirmar o compromisso do CPqD com iniciativas que contribuam para preservar o meio ambiente. A Terra agradece!