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4 de maio de 2022

Solução para canais digitais usando interface de voz e IA é o desafio proposto a alunos da FIAP pelo CPQD e Plusoft

Desenvolver uma solução para automação de jornadas de atendimento em canais digitais, utilizando Inteligência Artificial e interfaces de voz como diferencial no relacionamento entre as pessoas. Esse é o desafio proposto aos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FIAP, que vem sendo conduzido no atual ano letivo por essa instituição de ensino superior em parceria com o CPQD e a Plusoft, empresa de Human Experience (HX) especializada em soluções omnichannel de relacionamento com clientes.

O objetivo da atividade, que envolve várias disciplinas, é capacitar o aluno a desenvolver um projeto, simulando a experiência profissional e utilizando técnicas, ferramentas, metodologias e boas práticas trabalhadas ao longo do curso de tecnologia.

O Desafio 2022, que foi proposto pela Plusoft e o CPQD, tem como base o fato de que o uso de sistemas computacionais que utilizam a voz como interface é um diferencial importante – e necessário – em um mundo cada vez mais conectado e multitarefa. Além disso, a proposta considera que a união de interface de voz com Inteligência Artificial irá proporcionar maior personalização, assertividade e disponibilidade para os processos nas empresas, especialmente para HX e Customer Experience (CX).

A primeira etapa do Desafio terá como foco o desenvolvimento de um plano de negócios, realizado por meio de um hackathon. Após meses de trabalho, ao final do ano, os alunos serão avaliados e as soluções mais interessantes premiadas e, posteriormente, desenvolvidas.

Para contribuir com o desenvolvimento da solução para o Desafio 2022, o CPQD colocou à disposição dos alunos suas plataformas de conversão de texto em voz natural (TTS, do inglês Text To Speech) e de reconhecimento de fala (Automatic Speech Recognition, ou ASR). “Essas soluções, que fazem parte do nosso portfólio de Interação Inteligente e já são utilizadas por diversas empresas de segmentos distintos, estão disponíveis para os estudantes na infraestrutura da FIAP”, afirma João Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios em IA do CPQD. “Além disso, estamos planejando um hands-on para meados de junho, com a nossa parceira Plusoft, para mostrar aos alunos como usar esses recursos no desenvolvimento de suas soluções”, acrescenta.

“Conectar-se à academia e à indústria é chave para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos entusiasmados com essa parceria e ainda com os resultados da iniciativa. Entendemos que o mercado de Inteligência Artificial, combinada com voz, está em expansão e buscamos levar as melhores soluções às empresas com essa aliança”, afirma Bruno Alves, vice-presidente de Marketing e Inovação da Plusoft.

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com 45 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Sobre a Plusoft   

A Plusoft é uma das maiores empresas de Human Experience (HX). A companhia trabalha diariamente para ajudar a satisfazer o que mais importa na cadeia de valor das empresas: as pessoas.

A Plusoft domina as melhores tecnologias para munir as empresas com a principal ferramenta para obter performance nesse mundo cada vez mais impessoal: os relacionamentos de valor. A Plusoft é People Technology.

A empresa é especialista em soluções Omnichannel de Customer Relationship Management (CRM) para todos os mercados (seguros, alimentação, telecomunicações, financeiro, entre outros).

Com mais 30 anos de atuação no mercado, a Plusoft é a primeira companhia nacional do segmento a conquistar a certificação internacional ISO 27001:2013, concedido a organizações com elevado nível de qualidade e segurança no desenvolvimento de seus projetos.

A Plusoft possui uma plataforma com diversas soluções, entre elas a plusoft Omni CRM, um dos mais completos softwares de relacionamento com o cliente, a plusoft Social, serviço de gerenciamento de relacionamento com os clientes de redes sociais, a plusoft AI, solução de chabots com inteligência artificial, contando inclusive com um Natural Language Processing (NLP) próprio, a plusoft inPaaS, conjunto de soluções digitais customizáveis em low-code; plusoft Ed Tech, responsável por uma plataforma de educação digital; e a plusoft DTM, que utiliza ciência de dados para impulsionar campanhas de marketing.

Saiba mais: https://plusoft.com/

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 99701-0359
Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com
Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070
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