CPQD e Prysmian desenvolvem cabos ópticos com alta densidade de fibras e diâmetro reduzido

O crescimento acelerado da demanda por capacidade de transmissão – que deverá aumentar ainda mais com a tecnologia 5G – vem exigindo a implantação de uma nova geração de redes ópticas, baseadas em cabos com alta densidade de fibras, porém com diâmetro e peso reduzidos. Essa é, justamente, a proposta da tecnologia de cabos ópticos ribbon flexíveis, que está sendo desenvolvida no país em parceria pelo CPQD e a Prysmian, em um projeto que conta com o apoio da EMBRAPII e incentivos da Lei de Informática.

“A demanda do mercado está caminhando para cabos cada vez mais densos, que permitam utilizar a mesma infraestrutura para passar uma quantidade maior de fibras ópticas”, afirma Marcelo de Araújo Andrade, VP Business Telecom – LatAm da Prysmian. Isso exige a compactação das fibras no cabo, a fim de alcançar dimensões bastante reduzidas, apesar do aumento da densidade.

Bruno Nogueira Aires, pesquisador do CPQD, explica que a tecnologia ribbon consiste em conjuntos de fibras unidas entre si, formando uma fita com 12 ou até 24 fibras – o que permite sua compactação dentro do cabo. “Além de aumentar a capacidade de transmissão do cabo, essa tecnologia também reduz o tempo de instalação, uma vez que possibilita a realização de emendas em massa”, acrescenta. “O ribbon flexível permite uma acomodação circular das fibras dentro dos tubos de proteção, o que aumenta ainda mais a capacidade do cabo e permite uma maior curvatura e dobramento em relação aos cabos ribbon convencionais”, enfatiza.

João Carlos Vieira da Silva, gerente de P&D de Telecom LatAm da Prysmian, destaca a agilidade na instalação – e também na manutenção – como uma das principais vantagens da nova tecnologia. “O processo de emenda das fibras fica muito mais rápido, uma vez que é possível fazer as 12 fusões simultaneamente”, afirma. “Um cabo óptico convencional com 864 fibras, por exemplo, levaria aproximadamente 20 horas para ser instalado, com todas as emendas necessárias. Com a tecnologia ribbon flexível, o tempo de instalação cai para 3 horas”, ressalta.

Além disso, segundo ele, a compactação permite ter 1.728 fibras em um cabo de 25 milímetros de diâmetro (diâmetro de um cabo de 288 fibras, há alguns anos). “Por apresentar dimensões reduzidas e grande flexibilidade, o cabo ribbon flexível pode ser ajustado a diferentes projetos com mais facilidade”, conclui Silva.

O projeto conduzido pela parceria CPQD e Prysmian prevê o desenvolvimento de dois tipos de cabos ribbon flexíveis: dielétrico, para instalação em dutos de redes subterrâneas, e autossustentado, para redes aéreas. Sua conclusão está prevista para março de 2022.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

 

Jornalista Responsável: Regina Pimenta — Mat. Sindical: 5070