CPQD lança edição 2021-22 do Radar Conecte-se ao Novo

Documento está disponível para os interessados a partir desta terça-feira, 19/10, Dia Nacional da Inovação

O CPQD lança nesta terça-feira, 19 de outubro – Dia Nacional da Inovação -, a edição 2021-22 do Radar Conecte-se ao Novo, documento que traz uma análise abrangente, baseada na realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual (pós-Covid 19) e futuro do país. O objetivo é apresentar uma visão atualizada sobre as tecnologias que estão viabilizando – ou irão viabilizar – a transformação digital em diversos setores econômicos, contribuindo para o planejamento e as decisões das empresas sobre sua adoção.

“Nesta segunda edição, fizemos uma avaliação interna das 28 tecnologias analisadas no Radar Conecte-se ao Novo 2020, levando em conta informações de outros trabalhos e referências internacionais e, principalmente, a experiência do CPQD em relação à aplicação de novas tecnologias no país”, afirma o diretor de Inovação Paulo Curado. Com base nessa avaliação, foram selecionadas as tecnologias – entre mais de 50 – com maior potencial de impacto nas organizações brasileiras.

Cinco delas são emergentes e foram inseridas na edição 2021-22 do Radar: Inteligência Artificial Emocional (Emotion AI), Inteligência Artificial na Borda (Edge AI), Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana, Biometria de Voz e Criptografia Quântica. Em contrapartida, cinco tecnologias que apareciam na primeira edição foram removidas na atual, por terem sido consideradas maduras e de uso mais disseminado no mercado – como é o caso dos assistentes virtuais e dos serviços baseados em localização, por exemplo.

Agrupadas em seis áreas, as tecnologias selecionadas foram foco da pesquisa realizada entre clientes e parceiros do CPQD que atuam no mercado brasileiro. “A maioria são executivos e profissionais com poder de decisão em suas organizações, o que permite trazer para o leitor informações mais próximas da realidade sobre as perspectivas de adoção de novas tecnologias que irão transformar o seu negócio”, enfatiza Sirlene Aveiro Honório, diretora de Marketing e Vendas do CPQD. “Além disso, como o CPQD atua em diferentes setores econômicos, a pesquisa propiciou um resultado bastante abrangente, com respostas em quantidade suficiente para a formação e consolidação de opinião consistente e representativa dos diversos setores”, acrescenta.

Dessa forma, o Radar Conecte-se ao Novo 2021-22 apresenta a visão de diversos setores sobre as tecnologias analisadas: Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Utilities, Financeiro, Serviços e Governo. Cada tecnologia foi avaliada sob três perspectivas: maturidade percebida, impacto previsto e prazo de adoção.

O resultado desse cuidadoso trabalho de pesquisa realizado pelo CPQD está disponível para os interessados  em https://materiais.cpqd.com.br/lp_relatorio_radar_tecnologico_2021_2022_cpqd

 

As 28 tecnologias

 

Estas são as tecnologias avaliadas na pesquisa e os seis grupos em que foram distribuídas:

 

  • Rede e Conectividade

           5G – 5ª geração das redes móveis

           Multi Nuvem (Multicloud)

           Tudo Definido por Software

 

  • Inteligência Artificial

          Inteligência Artificial Emocional (Emotion AI)

          Inteligência Artificial na Borda (Edge AI)

          Interface de Uso Natural

          Computação Cognitiva

          Deep Learning

          Digital Twin

          Plataformas de “insights”

          Computação Sensível ao Contexto

          Automação Inteligente

 

  • Confiança, Privacidade e Segurança

            Blockchain

            Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana

            Biometria de Voz

            Segurança Auto-adaptativa

            Tecnologias de proteção da privacidade

            Autenticação Contínua

            Contratos Inteligentes

 

  • Computação Avançada

            Experiência Imersiva – Realidade Virtual e Realidade Aumentada

            Computação Quântica

            Criptografia Quântica

 

  • Mobilidade e Veículos Autônomos

           Mobilidade Elétrica ou Híbrida

           Veículos Autônomos

 

  • IoT e Dispositivos Inteligentes

           Inteligência Artificial Embarcada (Emdedded AI)

           Internet das Coisas (IoT)

           Computação de Borda

           Tecnologia Vestível – Wearable

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

 

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070