CPQD lança Radar Conecte-se ao Novo

Estudo traz análise sobre o potencial de adoção de 28 tecnologias a partir de pesquisa com executivos e especialistas de empresas de diferentes setores da economia brasileira

O CPQD está lançando o Radar Conecte-se ao Novo 2020, documento que traz uma análise abrangente, com foco na realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual e futuro do país.

Produzido a partir de um cuidadoso trabalho de pesquisa junto a executivos e especialistas de diversos setores econômicos, o Radar Conecte-se ao Novo tem a proposta de se tornar uma fonte de referência representativa e atualizada para a adoção de novas tecnologias, que deverá beneficiar todo o ecossistema de inovação brasileiro. “Este Radar é a nossa contribuição para apoiar as organizações frente aos desafios de planejamento e adoção de novas tecnologias”, afirma o presidente da organização Sebastião Sahão Júnior.

O público convidado a participar da pesquisa representa a visão de sete setores: Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Energia e Utilities, Governo e Financeiro. As respostas foram consolidadas em análises de cada uma das 28 tecnologias do estudo, agrupadas em seis áreas: Rede e Conectividade; Inteligência Artificial; Confiança, Privacidade e Segurança; Computação Avançada; Mobilidade e Veículos Autônomos, e IoT e Dispositivos Inteligentes.

A escolha das tecnologias foi baseada em exemplos e referências de pesquisas internacionais e na própria experiência do CPQD na área de inovação. “Dentro de um  grupo de mais de 40 tecnologias, selecionamos 28 com potencial para impactar as empresas brasileiras nos próximos anos”, explica Paulo Curado, diretor de Inovação do CPQD. Para cada uma delas, os participantes do estudo foram convidados a avaliar três itens: maturidade da tecnologia, impacto tecnológico previsto e prazo de adoção.

A pesquisa contou com uma amostra de mais de 250 participantes. Curado ressalta o perfil de executivos entre os participantes (76% do total) e a predominância de especialistas com atuação nas áreas de inovação e tecnologia (60%). “A forma de apresentação dos resultados, utilizando  formato desenvolvido pelo CPQD, permite a rápida visualização dos dados consolidados, facilitando a interpretação da visão sobre cada tecnologia e segmento de mercado”, acrescenta o diretor.

Para a diretora de Marketing e Vendas Sirlene Aveiro Honório, o Radar Conecte-se ao Novo é mais uma ferramenta valiosa que o CPQD está oferecendo aos parceiros de inovação e à sociedade. “O CPQD vem atuando como parceiro de inovação de empresas de diferentes setores, apoiando e acelerando seu processo de transformação digital, com um portfólio rico e abrangente de produtos, soluções, serviços e também com o desenvolvimento de projetos sob encomenda”, acrescenta a diretora.

O Radar Conecte-se ao Novo 2020 está disponível para os interessados na página https://bit.ly/34q4RSn.

As 28 tecnologias

Estas são as tecnologias avaliadas na pesquisa e os seis grupos em que foram distribuídas:

 

  • Rede e Conectividade 

           5G – 5ª geração das redes móveis

           Multi Nuvem (Multicloud)

           Tudo Definido por Software

 

  • Inteligência Artificial 

           Interface de Uso Natural

           Assistentes Virtuais

           Computação Cognitiva

           Deep Learning

           Digital Twin

           Plataformas de “insights”

           Computação Sensível ao Contexto

           Automação Inteligente

 

  • Confiança, Privacidade e Segurança 

           Blockchain

           Segurança Auto-Adaptativa

           Tecnologias de proteção da privacidade

           Autenticação Contínua

           Contratos Inteligentes

 

  • Computação Avançada 

           Experiência Imersiva

           Memória Computacional

           Virtualização Baseada em Contêineres

           Computação Quântica

 

  • Mobilidade e Veículos Autônomos 

           Mobilidade Elétrica ou Híbrida

           Serviços baseados em localização

           Veículos Autônomos

 

  • IoT e Dispositivos Inteligentes 

           Inteligência Artificial Embarcada

           Internet das Coisas (IoT)

           Computação de Borda

           Tecnologia Vestível – Wearable

           Impressão 3D (Fabricação Aditiva)

 

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

 

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070