Inteligência Artificial no agronegócio é o foco de projeto desenvolvido no CPQD

Conduzido em parceria com a RNP, projeto tem o objetivo de oferecer ao mercado uma plataforma aberta de IA

Uma plataforma de código aberto destinada a oferecer recursos para a criação de aplicações de Inteligência Artificial (IA) para o agronegócio – um dos setores mais importantes da economia brasileira, que pode obter ganhos significativos em produtividade e eficiência a partir do uso dessa tecnologia. Esse é o foco do projeto conduzido pelo CPQD em parceria com a RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com o apoio de recursos dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“A disponibilidade de uma plataforma aberta de IA, que propicie ao desenvolvedor recursos padronizados, de forma rápida, integrada e segura, é uma iniciativa importante para estimular o ambiente de inovação no campo”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD. “A ideia é fornecer, por meio dessa plataforma, elementos básicos que possam facilitar o desenvolvimento de aplicações específicas de IA para o agronegócio por startups e outras empresas que atuam nesse setor, proporcionando robustez e estabilidade para operação em larga escala”, acrescenta.

Com duração de três anos, o projeto – que começou em agosto de 2018 – está dividido em três áreas de atuação. Uma delas tem como foco o desenvolvimento de aplicações de aprendizado e análise preditiva, por exemplo, para o monitoramento, otimização e controle de produção e da qualidade. Outra prevê o desenvolvimento de aplicações de visão computacional (com imagens e vídeos) voltadas à identificação de padrões, entre outras possibilidades. A terceira tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações de sistemas de diálogo (assistente virtual) para o agronegócio.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 2858-9183 / (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

Fonte: (11) 2858-9161 / (11) 95210-2203

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070