Plataforma de decisão do CPQD dá mais segurança a transações de pagamento instantâneo

Agora disponível também no modelo SaaS, a solução já está preparada para atender às demandas do PIX

A segurança é um pilar fundamental do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, que está sendo implantado pelo Banco Central – e entrará em operação em novembro deste ano. É também um desafio relevante, tendo em vista que o PIX irá processar um volume enorme de transações simultâneas em tempo real – de acordo com o BC, o valor de um pagamento ou transferência estará disponível em segundos na conta de quem recebe.

Para garantir a segurança das transações de seus clientes no novo sistema, as instituições financeiras que utilizam a solução CPQD Plataforma de Decisão já estão trabalhando para incluir nessa ferramenta, que tem como foco a prevenção de fraudes e riscos, o monitoramento de operações realizadas pelo PIX. “Um dos diferenciais da solução do CPQD é a possibilidade de configurar a plataforma para o monitoramento de qualquer tipo de transação”, explica Ricardo De Rosso, gestor do produto CPQD Plataforma de Decisão. “E as transações do PIX são uma configuração a ser feita em nossa ferramenta”, acrescenta.

Outro diferencial importante do CPQD Plataforma de Decisão é a capacidade de tratar grandes volumes de transações em tempo real e com baixa latência. “Esse é um requisito essencial para o pagamento instantâneo, que a nossa solução já atende”, afirma Rosso. Segundo ele, a plataforma hoje é utilizada por clientes (bancos de varejo, bancos digitais,  empresas processadoras e de adquirência) de vários portes, que processam desde 50 mil transações por dia até picos de 30 milhões de transações diárias.

Agora, o CPQD está tornando a solução disponível também no modelo de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), o que facilita o acesso de fintechs e empresas de menor porte aos seus recursos. Com implantação rápida e totalmente configurável, o CPQD Plataforma de Decisão dá mais inteligência à tomada de decisões, por meio do  monitoramento e correlação de eventos provenientes de múltiplos canais. “Dessa forma, é possível atender vários processos de negócio com a mesma solução”, destaca Rosso.

Ele enfatiza, ainda, que a tecnologia de machine learning incorporada à ferramenta automatiza processos e permite aprender padrões a partir dos hábitos e preferências dos usuários, contribuindo para a tomada de decisões precisas e rápidas. Além disso, a plataforma permite monitorar todo o ciclo de uma transação do PIX, o que traz benefícios para todos os atores envolvidos em seu processamento.

O CPQD Plataforma de Decisão é a base da solução de prevenção a fraudes do CPQD que está há 15 anos no mercado, com grandes clientes no setor financeiro. Empresas do setor de saúde também utilizam essa solução atualmente, no contexto de prevenção a perdas e desperdícios.

Mais informações sobre o CPQD Plataforma de Decisão em https://bit.ly/2EH92jH

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 2858-9183 / (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

Fonte: (11) 2858-9190 / (11) 95210-2203

 

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070