Processo de Certificação
INMETRO

Acesse o link para consultar nossos escopos acreditados.

A solicitação da Certificação pode ser realizada das seguintes maneiras:

 

1. Contatar diretamente nossa equipe comercial através dos seguintes contatos:
(19) 99605-2106 ou (19) 99761-8707 (fale diretamente com nossos Executivos de Vendas)

 

2. O interessado na Certificação poderá acessar o site CPQD através do endereço: https://www.cpqd.com.br/ensaiosecertificacoes/ e solicitar proposta

 

3. Contato com a equipe comercial através do e-mail: certificacao@cpqd.com.br. Este canal poderá ser utilizado para comunicação e esclarecimentos de dúvidas caso houver.

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O processo de avaliação da conformidade é constituído por várias etapas. Cada etapa obedecerá a uma sequência de procedimentos, de acordo com o(s) Modelo(s) de Certificação adotado(s).

 

 

(*) Modelo 5 – Ensaio de tipo, avaliação e aprovação dos Sistemas de Gestão do fabricante, e acompanhamento através de auditorias no fabricante e ensaio em amostras coletadas no mercado.

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As taxas cobradas dos Solicitantes da Certificação e dos Clientes com Produtos Certificados são:

 

Solicitante da Certificação

 

• Análise da documentação enviada pelo cliente;
• Auditoria (quando aplicado ao escopo desejado);
• Hora/homem auditor e/ou especialista;
• Análise do processo de certificação;
• Emissão do Certificado de Conformidade.

 

Cliente com Produto Certificado (Supervisão ou Manutenção da Certificação)

 

• Análise da documentação enviada pelo cliente;
• Auditoria (quando aplicado ao escopo desejado);
• Hora/homem auditor e/ou especialista;
• Análise do processo de certificação;
• Emissão da declaração de manutenção da certificação;
• Reemissão de Certificado de Conformidade (quando aplicável).

São direitos do Solicitante da Certificação

 

1. Ser informado sobre quaisquer alterações de documentos normativos aplicáveis ao(s) produto(s).
2. Nas auditorias de avaliação, receber relatórios informando as evidências de conformidades ou de não conformidades apontadas pela Equipe de Auditoria OCP CPQD.
3. Receber o Certificado de Conformidade do Produto emitido pelo OCP CPQD.

 

São deveres da empresa com produto certificado

 

1. Divulgar e utilizar corretamente as Marcas de Conformidade, Logomarca e Certificado de Conformidade do Produto.
2. Pagar as taxas/despesas referentes ao processo de certificação conduzido pelo OCP CPQD.
3. Quando solicitado, apresentar ao OCP CPQD os registros e alegações de todas as reclamações referentes à certificação do produto e suas ações.
4. Submeter ao OCP CPQD, toda e qualquer modificação técnica que pretenda introduzir no produto ou no processo de fabricação.
5. Atender os requisitos de certificação necessários para o processo de certificação.
6. Implementar as mudanças apropriadas quando comunicadas pelo OCP CPQD.
7. No caso de suspensão, cancelamento ou término da certificação, todo o material publicitário deve ser interrompido e em especial, para o caso de cancelamento a devolução dos documentos da certificação ao OCP CPQD.
8. Utilizar os meios de comunicação sobre a certificação apenas para o escopo objeto da certificação.

Selo de Identificação da Conformidade

 

O uso da marca é permitido em manuais, catálogos, folhetos, porém somente quando os mesmos forem referentes ao produto certificado. São considerados uso indevido do selo de identificação da conformidade:

 

• Uso do selo de identificação da conformidade em produtos diferentes daqueles que a certificação foi concedida.
• Uso da marca, certificado ou selo de identificação antes do recebimento do certificado de conformidade.
• Uso da marca de conformidade sem aviso prévio do OCP CPQD.
• Uso da marca, certificado ou selo de identificação não estando em dia com suas obrigações contratuais.
• Utilizar a certificação do produto, de forma que possa comprometer a reputação do CPQD.
Licença para Uso de Certificado e Marca de Conformidade

 

São considerados usos abusivos da Licença quando:

 

• O processo de certificação em curso.
• A divulgação de informações sobre conformidade de características do produto não incluídas nos documentos normativos aplicáveis

O OCP CPQD trata Reclamações e Apelações de acordo com Processos de Gestão da Experiência do Cliente e Processo de Apelação que estabelecem a sistemática para o tratamento de ambos que forem feitos ao CPQD pelos clientes e outras partes interessadas.

 

Além disso, o CPQD possui o Programa Integridade, onde disponibiliza um canal de denúncia.

 

O sistema de Gestão da Certificação compromete-se a cumprir e sujeitar-se às penalidades previstas em leis, especificamente na Lei n.º 8078/1990. Para o contato do cliente e outras partes, o CPQD disponibiliza meios de acesso institucionais (Contact Center e website).

 

Se solicitado, a descrição do processo de tratamento de reclamação, apelação e/ou denúncia pode ser disponibilizada ao cliente ou outras partes.

 

Uma vez caracterizada a reclamação, apelação ou denúncia, o responsável pelo tratamento analisa se esta é relacionada às atividades de certificação. A Gerência de Certificação é a responsável por todas as decisões em todos os níveis do processo de tratamento de reclamações, apelação ou denúncia ligadas às atividades de certificação.

 

As conclusões são analisadas, aprovadas e comunicadas ao reclamante por colaborador não envolvido diretamente nas atividades de certificação que originaram a reclamação.

 

O Organismo de Certificação dá conhecimento formal do resultado e do final do processo de apelação ao apelante.