CPqD

O modelo
EMBRAPII

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) é uma organização social criada pelo Governo Federal que visa promover e apoiar a colaboração tecnológica entre a indústria e os centros de inovação credenciados (UNIDADES EMBRAPII) com um modelo ágil de fomento à inovação, com os seguintes diferenciais:

Não há chamada pública ou necessidade de submeter o projeto para aprovação

Negociação direta entre indústria e a UNIDADE EMBRAPII CPQD

Os recursos já estão disponíveis na UNIDADE EMBRAPII CPQD

Aporte de recursos não reembolsáveis na ordem de 1/3 do valor do projeto

Os recursos aportados pela EMBRAPII também podem ser combinados com outros mecanismos de fomento (ex.: Lei de Informática, PADIS, P&D ANEEL, P&D ANP e Lei do Bem). O projeto pode ser beneficiado com outras iniciativas setoriais vigentes (ROTA 2030 e PPI IoT/Manufatura Avançada), possibilitando que, em alguns casos, o aporte de recursos não reembolsáveis chegue a 50% do valor do desenvolvimento realizado pela UNIDADE EMBRAPII CPQD.

Sobre a Unidade EMBRAPII CPQD
Comunicações Avançadas

O CPQD é credenciado como UNIDADE EMBRAPII desde 2014, sendo sua área de competência “Comunicações Avançadas”. Esta abrangência de atuação possibilita apoiar a inovação em empresas e indústrias de diferentes setores, colaborando na transformação digital de produtos e processos, a partir de tecnologias-chave, como:

Conectividade

Internet
das Coisas

Inteligência
Artificial

Blockchain

Segurança da
Informação

Sistemas de
Sensoriamento

Mobilidade
Elétrica

Comunicações Avançadas

Convergindo diferentes tecnologias para habilitar inovações, visando novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes ou novos modelos de negócios, as competências da UNIDADE EMBRAPII CPQD são aplicadas tendo como base as quatro camadas tecnológicas da arquitetura de IoT definida pela União Internacional das Telecomunicações (UIT):

Dispositivos

Desenvolvemos ou evoluímos dispositivos, agregando novas capacidades de comunicação, sensoriamento, rastreabilidade, inteligência, armazenamento e captação de energia.

Rede e conectividade

Desenvolvemos ou evoluímos produtos e soluções sob medida, baseadas em tecnologias ópticas, sem fio, redes definidas por software e virtualização de rede.

Suporte a serviços e aplicações

Desenvolvemos soluções de IoT com o uso da plataforma de código aberto – dojot (integração, processamento e armazenamento de dados) e Aprendizado de Máquina (análises preditiva e prescritiva), além de aplicações de Inteligência Artificial baseadas em visão computacional, reconhecimento de fala, síntese e interação por voz.

Segurança da informação

Desenvolvemos soluções visando garantir a privacidade, a confiabilidade e a rastreabilidade dos dados, a partir tecnologias como biometria de voz e blockchain (rastreabilidade, gestão de identidade e contratos inteligentes).

Histórico de sucesso

A unidade já realizou mais de 50 projetos de inovação, agregando novas capacidades de comunicação, inteligência e segurança em produtos e soluções para desafios de diferentes setores e ambientes de aplicação. Entre eles, a indústria, cidades, a saúde e o agronegócio. Podemos destacar os seguintes projetos:

Taggen
Dispositivos Bluetooth Low Energy (BLE) para IoT.

Assista ao vídeo

Alfa Sense
Interferômetro – sistema de segurança de perímetro baseado em fibra óptica.

Assista ao vídeo

Exati
Gateway IoT para Iluminação Pública Inteligente.

Assista ao vídeo

Bioxthica
Solução IoT para apoiar a reabilitação de pessoas com deficiências motoras.

Assista ao vídeo

Pluvi.On
Estação meteorológica digital de baixo custo.

Assista ao vídeo

Qualcomm
Reference Design SoM para aplicações de EDGE Computing é prova de conceito em caso de uso de visão computacional.

Assista ao vídeo

Diferenciais

DESIGN DE INOVAÇÃO

Apoio consultivo que proporciona mergulhar na realidade do cliente, entender os seus desafios e, a partir da aplicação de metodologias ágeis, identificar, priorizar e cocriar oportunidades de inovação, tendo como resultados o “roadmap de projetos de inovação” e/ou o “design de uma solução”.

METODOLOGIA ÁGIL

Uso da Metodologia Ágil para execução de projetos de inovação, com a participação ativa do cliente durante a evolução do projeto, através das sprints e entregas rápidas.

ATIVOS TECNOLÓGICOS

O CPQD coloca à disposição de seus clientes e parceiros seus ativos tecnológicos que contribuem para agregar valor e acelerar a inovação. Esses ativos são as plataformas habilitadoras (IoT, Inteligência Artificial, blockchain, e Assistente Virtual), além de sistemas e componentes (Billing, Text-to-Speed e Automated Speech Recognition).

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO ABERTA

O CPQD atua como parceiro da inovação de grandes empresas, desenvolvendo arranjos produtivos com diferentes atores do ecossistema e acelerando produtos e soluções de startups e fornecedores.

Sobre o CPQD

Com mais de 40 anos em operação, o CPQD se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina. Sua base tecnológica contempla temas que endereçam demandas atuais de mercado (como sensoriamento, rastreabilidade, inspeção de qualidade por visão computacional, manutenção preditiva, virtualização de ativos, interação por voz, mobilidade elétrica e aplicações IoT) e temas prospectivos (futuras transições tecnológicas), possibilitando desenvolver produtos inovadores com novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes e novos modelos de negócio.

Materiais relacionados

Vídeo

EMBRAPII

Folder

Internet das Coisas

Folder

Inteligência Artificial

Folheto

Unidade EMBRAPII

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Por favor, prove que você é humano selecionando Um coração.