O modeloEMBRAPII Estimule a inovação e desenvolvimento
tecnológico.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) é uma organização social criada pelo Governo Federal que visa promover e apoiar a colaboração tecnológica entre a indústria e os centros de inovação credenciados (UNIDADES EMBRAPII) com um modelo ágil de fomento à inovação, com os seguintes diferenciais:

Não há chamada pública ou necessidade de submeter o projeto para aprovação

Negociação direta entre indústria e a UNIDADE EMBRAPII CPQD

Os recursos já estão disponíveis na UNIDADE EMBRAPII CPQD

Aporte de recursos não reembolsáveis na ordem de 1/3 do valor do projeto

Os recursos aportados pela EMBRAPII também podem ser combinados com outros mecanismos de fomento (ex.: Lei de Informática, PADIS, P&D ANEEL, P&D ANP e Lei do Bem). O projeto pode ser beneficiado com outras iniciativas setoriais vigentes (ROTA 2030 e PPI IoT/Manufatura Avançada), possibilitando que, em alguns casos, o aporte de recursos não reembolsáveis chegue a 50% do valor do desenvolvimento realizado pela UNIDADE EMBRAPII CPQD.

Sobre a Unidade EMBRAPII CPQD
Comunicações Avançadas

Linha separadora amarela

O CPQD é credenciado como UNIDADE EMBRAPII desde 2014, sendo sua área de competência “Comunicações Avançadas”. Esta abrangência de atuação possibilita apoiar a inovação em empresas e indústrias de diferentes setores, colaborando na transformação digital de produtos e processos, a partir de tecnologias-chave, como:

Conectividade

Internet das Coisas

Inteligência Artificial

Blockchain

Segurança da Informação

Sistemas de Sensoriamento

Mobilidade Elétrica

Comunicações Avançadas

Convergindo diferentes tecnologias para habilitar inovações, visando novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes ou novos modelos de negócios, as competências da UNIDADE EMBRAPII CPQD são aplicadas tendo como base as quatro camadas tecnológicas da arquitetura de IoT definida pela União Internacional das Telecomunicações (UIT):

Histórico de Sucesso

A unidade já realizou mais de 50 projetos de inovação, agregando novas capacidades de comunicação,
inteligência e segurança em produtos e soluções para desafios de diferentes setores e ambientes de
aplicação. Entre eles, a indústria, cidades, a saúde e o agronegócio. Podemos destacar os seguintes projetos:

Nossosdiferenciais

Design e Inovação

Apoio consultivo que proporciona mergulhar na realidade do cliente, entender os seus desafios e, a partir da aplicação de metodologias ágeis, identificar, priorizar e cocriar oportunidades de inovação, tendo como resultados o “roadmap de projetos de inovação” e/ou o “design de uma solução”.

Metodologia Ágil

Uso da Metodologia Ágil para execução de projetos de inovação, com a participação ativa do cliente durante a evolução do projeto, através das sprints e entregas rápidas.

Ativos Tecnológicos

O CPQD coloca à disposição de seus clientes e parceiros seus ativos tecnológicos que contribuem para agregar valor e acelerar a inovação. Esses ativos são as plataformas habilitadoras (IoT, Inteligência Artificial, blockchain, e Assistente Virtual), além de sistemas e componentes (Billing, Text-to-Speed e Automated Speech Recognition).

Ecossistema de Inovação Aberta

O CPQD atua como parceiro da inovação de grandes empresas, desenvolvendo arranjos produtivos com diferentes atores do ecossistema e acelerando produtos e soluções de startups e fornecedores.

Sobre o CPQD

Com mais de 40 anos em operação, o CPQD se destaca como um dos principais centros de inovação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da América Latina. Sua base tecnológica contempla temas que endereçam demandas atuais de mercado (como sensoriamento, rastreabilidade, inspeção de qualidade por visão computacional, manutenção preditiva, virtualização de ativos, interação por voz, mobilidade elétrica e aplicações IoT) e temas prospectivos (futuras transições tecnológicas), possibilitando desenvolver produtos inovadores com novos patamares de eficiência e competitividade, novas experiências aos clientes e novos modelos de negócio.

Clique para ver o vídeo

Materiais relacionados