CPQD, Bosch e Faculdade São Leopoldo Mandic promovem o Match Connect Saúde

Objetivo é estimular startups a desenvolver soluções inovadoras para problemas e necessidades reais nessa área

Startups e empreendedores dispostos a desenvolver soluções inovadoras para problemas reais na área de saúde já podem se inscrever no Match Connect Saúde, uma iniciativa conjunta do CPQD, Bosch e da Faculdade São Leopoldo Mandic que conta com o apoio da aceleradora Baita. As inscrições de propostas podem ser feitas a partir desta quarta-feira, 13 de outubro, e estarão abertas até 16 de novembro – a divulgação das startups selecionadas para a primeira fase do programa está prevista para 19 de novembro.

“O objetivo é promover a transformação digital na área de saúde, por meio da inovação aberta e do estímulo a startups com diferentes níveis de maturidade, que terão à sua disposição recursos tecnológicos avançados para resolver problemas com foco nas necessidades desse mercado”, afirma Maurício Casotti, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cidades Inteligentes e Saúde 4.0 do CPQD.

Os recursos tecnológicos serão proporcionados pelo CPQD e pela Bosch, que também fornecerão mentoria, suporte e treinamento para o uso de suas tecnologias. O CPQD irá disponibilizar a plataforma aberta para AIoT (Artificial Intelligence of Things), uma combinação de duas plataformas desenvolvidas pela organização: a dojot, middleware para aplicações de Internet das Coisas (IoT), e a PlatIA, de Inteligência Artificial. Já a Bosch irá fornecer dispositivos e sensores como sistema de rastreamento por meio de tags sem fio, placas de conectividade e câmeras de alta definição.

“A Bosch busca constantemente apoiar iniciativas inovadoras para solucionar carências reais do mercado. Nossas soluções visam aumentar a produtividade, transparência e assertividade da solução e, por sermos uma desenvolvedora e provedora mundial de tecnologias baseadas em sensores, softwares e serviços, procuramos atuar e impactar diferentes nichos da sociedade”, afirma Marco Knabben, Community Manager Connectory e Desenvolvimento de Negócios da Bosch.

A Faculdade São Leopoldo Mandic, por sua vez, será responsável por mentorias técnicas específicas relacionadas à gestão e práticas hospitalares. Além disso, proporcionará um ambiente real de testes para a validação das soluções desenvolvidas pelas startups.

“Possuímos em nosso DNA a inovação e acreditamos em soluções que visam resolver as dores emergentes da área da saúde, baseadas em validações científicas. Para isso, o Hub Mandic, uma célula que nasceu para conectar e desenvolver healthtechs, estará presente nesse programa entusiasmante para ajudar empreendedores com propósito, dispostos a se entregarem em um projeto que irá gerar impacto e fazer a diferença na saúde brasileira”, complementa Gabriela Victorelli, docente na Faculdade São Leopoldo Mandic e líder de pesquisa e empreendedorismo no Hub Mandic.

O Match Connect Saúde será dividido em etapas. Para a primeira, serão selecionadas até 15 startups – entre as inscritas na chamada – que passarão por uma imersão nas áreas hospitalares de interesse e nas tecnologias oferecidas no programa, seguida do desenvolvimento de uma prova de conceito que demonstre a viabilidade da solução proposta. Com base nas apresentações das propostas (no modelo pitch) pelas equipes, serão selecionadas quatro a cinco startups para a fase de pré-aceleração, que consiste no desenvolvimento, teste e validação de um produto mínimo viável (MVP) em ambiente externo real, como hospitais, hubs e clínicas parceiras da Faculdade São Leopoldo Mandic.

Essa segunda fase deverá se estender até o início de março de 2022, quando as startups apresentarão seus pitches à comissão formada por representantes das empresas parceiras no programa e da aceleradora Baita. A divulgação da startup vencedora, que será incluída no programa de aceleração do Hub Mandic, está programada para 15 de março.

Os interessados em participar do Match Connect Saúde – CPQD, Bosch e São Leopoldo Mandic devem fazer sua inscrição pelo link https://bit.ly/3D9mxkM, no qual também estão disponíveis mais informações e o regulamento do programa.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação – da ideia à implementação – e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.

 

Sobre a Bosch

Com mais de 65 anos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 8.200 colaboradores e registrou, em 2020, um faturamento líquido de R$ 5,1 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 9.800 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 6,9 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas. Para mais informações: www.bosch.com.br, www.bosch-press.com.br,

O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 395 mil colaboradores em todo o mundo (posição de 31.12.2020). A empresa gerou vendas de 71,5 bilhões de euros em 2020. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. Como uma empresa líder em IoT, a Bosch oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectadas. A empresa busca por uma mobilidade sustentável, segura e fascinante e utiliza sua expertise em sensores, software e serviços, assim como sua própria nuvem de IoT para oferecer aos seus consumidores conectados múltiplas soluções a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do Grupo Bosch é disponibilizar inovações para uma vida conectada com produtos e soluções que contêm inteligência artificial (IA) ou que foram desenvolvidos ou fabricados por meio da IA. Com isso, a Bosch aprimora a qualidade de vida em todo o mundo com produtos e serviços inovadores concebidos para fascinar e, assim, cria “Tecnologia para a Vida”. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e cerca de 440 subsidiárias e empresas regionais presentes em aproximadamente 60 países. Incluindo os representantes de vendas e serviços, a rede global de produção, engenharia e vendas da Bosch abrange quase todos os países do mundo. Com mais de 400 localidades no mundo, o Grupo Bosch é neutro em carbono desde o primeiro trimestre de 2020. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 73.000 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 129 localidades em todo o mundo, bem como cerca de 34 mil engenheiros de software. Mais informações:  www.bosch.com, www.iot.bosch.com, www.bosch-press.com, www.twitter.com/BoschPresse

 

Sobre o HUB Mandic

O Hub Mandic é uma célula de inovação em saúde, com o propósito de conectar e desenvolver startups da área da saúde (healthtechs) junto ao Ecossistema Mandic, fomentando a inovação e o empreendedorismo dentro e fora de sua comunidade.

Como integrante do Grupo, o Hub Mandic conta com um dos maiores e mais modernos ecossistemas de saúde do Brasil. Suas duas unidades físicas estão localizadas dentro da Faculdade São Leopoldo Mandic – considerada uma das melhores instituições de ensino do país – em Campinas e em Araras, no Estado de São Paulo. Essas unidades atuam nas frentes de apoio à Startups, Pesquisa, Incentivo ao Empreendedorismo e Conteúdos.

O Programa Startup Growth Lab configura-se como um dos principais programas do Hub Mandic, que consiste em desenvolver, a 4 mãos, teses de negócios robustas para startups da área da saúde, usando uma metodologia personalizada e um processo flexível.

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 99701-0359

Pedro Carvalho – pedro@pimenta.com

 

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070